As últimas semanas na imprensa e nas redes sociais foram de discussão e debate a respeito do número de negros na novela Segundo Sol, da Globo, que tem sua história contada na Bahia. O público diz que o elenco deveria ser de pele mais escura e não ter protagonistas brancos.
+ Atriz da Globo revela aborto aos 17 anos: “foi horrível”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Camila Pitanga e Taís Araújo chegaram a ser convidadas para viverem a personagem Luzia, mas não puderam por motivos distintos. Em meio a essa confusão, o SBT é a emissora que mais tem atores negros no elenco de uma novela.
A inédita Aventuras de Poliana já estreia com 14,5% de atores no casting, uma representatividade negra maior no canal de Silvio Santos do que em Deus Salve o Rei, na Globo, que conta com apenas um. Já Apocalipse, da Record, tem 81 anos atores no elenco e só dois são negros, ou seja: 2,46%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais criticada, a Globo foi notificada pelo Ministério do Trabalho por causa da quantidade pequena de negros em Segundo Sol, próxima novela das nove que estreou na última segunda-feira (14).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dois sertanejos ‘héteros’ se envolvem em romance gay e mulheres descobrem traição: “com mais homens na cama”
● Chitãozinho vê filho se envolver em escândalo com ex-mulher, após herdeiro deixar neta passar necessidade
● Após polêmicas, Porta dos Fundos peita os cristãos e vai produzir novo especial de Natal
Na notificação, a Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MT enviou recomendações à emissora, entre elas: elaboração de um Plano de Ação que contemple medidas para garantir a inclusão, a igualdade de oportunidades e de remuneração da população negra nas relações de trabalho; a realização imediata de um censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero; um levantamento da quantidade de artistas negros e negras que aparecem em telenovelas, séries, propagandas, programas de entretenimento, entre outros produtos, produzidos pela empresa bem como o de jornalistas e comentaristas.
+ Jornalista da Globo desabafa após ser atacada por Rachel Sheherazade: “Violência”
O órgão do Ministério do Trabalho ainda deu um prazo de 10 dias para a Globo comprovar as providências adotadas em relação a nova novela. Quanto aos demais tópicos, o canal terá 45 dias. Caso as recomendações não sejam cumpridas, o MP promete convocar a empresa para prestar esclarecimentos em audiência ou propor ação judicial cabível (confira a notificação abaixo).
A polêmica teve início após internautas reclamarem da falta de negros em Segundo Sol. A história, que se passa na Bahia, tem no elenco apenas quatro negros num total de 44.