Com apenas uma novela inédita, SBT tem mais atores negros que Globo e Record

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Adriana Esteves, Giovanna Antonelli, Emilio Dantas, Deborah Secco e Vladimir Brichta (Foto: Globo/João Miguel Júnior/João Cotta)

Novela Segundo Sol, da Globo, é criticada por falta de atores negros. (Foto: Reprodução/TV Globo/Montagem)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As últimas semanas na imprensa e nas redes sociais foram de discussão e debate a respeito do número de negros na novela Segundo Sol, da Globo, que tem sua história contada na Bahia. O público diz que o elenco deveria ser de pele mais escura e não ter protagonistas brancos.

Atriz da Globo revela aborto aos 17 anos: “foi horrível”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Camila Pitanga e Taís Araújo chegaram a ser convidadas para viverem a personagem Luzia, mas não puderam por motivos distintos. Em meio a essa confusão, o SBT é a emissora que mais tem atores negros no elenco de uma novela.

A inédita Aventuras de Poliana já estreia com 14,5% de atores no casting, uma representatividade negra maior no canal de Silvio Santos do que em Deus Salve o Rei, na Globo, que conta com apenas um. Já Apocalipse, da Record, tem 81 anos atores no elenco e só dois são negros, ou seja: 2,46%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela Segundo Sol tem poucos atores negros. (Foto: Marilia Cabral/Rede Globo/Divulgação)

Mais criticada, a Globo foi notificada pelo Ministério do Trabalho por causa da quantidade pequena de negros em Segundo Sol, próxima novela das nove que estreou na última segunda-feira (14).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na notificação, a Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MT enviou recomendações à emissora, entre elas: elaboração de um Plano de Ação que contemple medidas para garantir a inclusão, a igualdade de oportunidades e de remuneração da população negra nas relações de trabalho; a realização imediata de um censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero; um levantamento da quantidade de artistas negros e negras que aparecem em telenovelas, séries, propagandas, programas de entretenimento, entre outros produtos, produzidos pela empresa bem como o de jornalistas e comentaristas.

Jornalista da Globo desabafa após ser atacada por Rachel Sheherazade: “Violência”

O órgão do Ministério do Trabalho ainda deu um prazo de 10 dias para a Globo comprovar as providências adotadas em relação a nova novela. Quanto aos demais tópicos, o canal terá 45 dias. Caso as recomendações não sejam cumpridas, o MP promete convocar a empresa para prestar esclarecimentos em audiência ou propor ação judicial cabível (confira a notificação abaixo).

A polêmica teve início após internautas reclamarem da falta de negros em Segundo Sol. A história, que se passa na Bahia, tem no elenco apenas quatro negros num total de 44.

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile