Com cuidado especial, abertura de “Novo Mundo” foi “trabalho desafiador”, diz diretor
24/03/2017 às 16h42
Como uma mosquinha. É assim que a câmera se movimenta na abertura de ‘Novo Mundo’. Efeito conquistado graças ao trabalho minucioso e realista de animação em 3D, as imagens são exibidas em plano fechado, acompanhando de perto os movimentos de uma barra de ouro que passa por diferentes mãos e transformações em uma viagem de Portugal ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ritmo acelerado da apresentação das cenas, que surgem na tela de forma encadeada, e a trilha sonora criada pelo músico Sacha Amback e gravada pela Orquestra de Praga, reforçam o tom de aventura e as emoções de novas descobertas, presentes tanto na trama quanto na abertura. Como pano de fundo de todo movimento, vemos acontecimentos e cenários importantes da nova trama, ambientada no Brasil no início do século XIX, entre 1817 e 1822, período que antecede a independência no país. É o caso de bailes, viagens, banquetes e a movimentação de escravos, entre outros, até chegar ao ponto alto: a Independência do Brasil. No total, desde o briefing até o resultado final, o projeto levou cerca de 3 meses para ser concluído.
“Este trabalho foi realmente desafiador, porque além de todas as dificuldades naturais para produção de animação em 3D, precisamos ter um cuidado especial com o roteiro e a movimentação da câmera, para garantir que as cenas fossem exibidas de forma contínua, com acontecimentos totalmente encadeados”, revela Alexandre Romano, diretor de criação da abertura. “Além disso, por tratar-se de um produto de época, particularidades como elementos de cenografia e figurino eram muito importantes e precisavam estar retratados de maneira fiel. Mas, graças ao trabalho em equipe e a parceria com autores, direção e produção da novela conseguimos compreender e retratar cada detalhe, o que nos permitiu chegar a um resultado tão realista”, finaliza o diretor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
‘Novo Mundo’ é uma aventura romântica que se passa em uma época de personagens heroicos, cujas causas são maiores que a própria vida. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, a trama tem direção artística de Vinicius Coimbra.
Ficha técnica:
Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá
Criação, Direção e Direção de Arte: Alexandre Romano, Flavio Mac, Roberto Stein
Logo Design: Fabricio Duque
Color Grading: Alexandre Romano
Produção Executiva: Orlando Martins
Coordenação de Criação: Mariana Magoga
Atendimento: Carla Sá, Suzana Prista, Fabienne Verbicaro, Paula Machado
Trilha original: Sacha Amback
Animação, Computação Gráfica e Produção: Koi Factory
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a abertura a seguir:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.