Varejista tem volta triunfal no Brasil após 20 anos de falência decretada
Após ter deixado o mercado varejista do Brasil nos anos 90, empresa gigantesca reabre em território nacional e surpreende clientes e consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, estamos falando da Mappin, uma loja de departamentos muito amada durante os anos 70 e 90, sendo considerada a empresa do ano em 1982, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Gallup.
No entanto, apesar de todo seu sucesso, a companhia encerrou suas atividades em 1999, em meio a administração de Ricardo Mansur, conforme dados da Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, teve falência decretada junto com as lojas Mesbla, que haviam sido incorporadas ao Mappin em 1996.
Ainda em 1999, o Grupo Pão de Açúcar, por meio do Extra Hipermercados, abandonou a bandeira “Extra Mappin” logo em seguida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o edifício sede que pertencia à Santa Casa de São Paulo, foi adquirido pelo Escritório São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. em julho de 2019 pelo valor de R$ 70 milhões de reais.
Entretanto, se você acredita que esse foi o fim da história da marca, você está muito errado, já que a empresa foi comprada por R$5 milhões pela Marabraz, que decidiu recriar a antiga rede em um site pela internet.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Segundo informações da InvestNews, a marca passou ao comando da Marabraz em junho de 2019, com um site de compras voltado para o seguimento de venda em departamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A ideia era trazer de volta ao mercado varejista um dos maiores ícones de todos os tempos. A partir daí buscamos a renovação da tradicional marca, que é também uma das mais queridas pelo público consumidor, e referência em loja de departamentos com uma nova concepção e abrangência”, afirmou a diretoria da varejista em entrevista ao InvestNews.
Para concorrer com os gigantes do e-commerce, a diretoria da Marabraz disse que conta com a “história da marca” para conquistar o público e vencer os rivais:
“Trazer o Mappin à ativa resgata a essência e a história da marca, dando um tom mais atual e renovado”.
Qual é a maior varejista que atua no Brasil?
Segundo o portal da Forbes, o Carrefour (CRFB3) é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A pesquisa, que analisou as 300 maiores varejistas do país, também indicou que 173 delas faturaram mais que R$ 1 bilhão, 17 mais que em 2021.