No ano passado, o SBT teve o maior faturamento de sua história: cerca de R$ 1,15 bilhão. É o que aponta dados obtidos pelo portal UOL. O balanço, no entanto, ainda não foi publicado e está sujeito a pequenas mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lucro do canal de Silvio Santos não está fechado, porém, deve ficar entre R$ 60 milhões e R$ 80 milhões (mais que os cerca de R$ 52 milhões obtidos em 2013).
A propósito, em 2013, houve um certo desapontamento porque a emissora tinha certeza que atingiria a marca do bilhão, mas terminou o ano com R$ 998 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas em 2014, o SBT se tornou a terceira emissora bilionária do país, ficando atrás de Globo e Record, respectivamente. Mas a segunda e terceira colocadas ainda estão bem atrás da rede da família Marinho.
A Globo faturou em torno de R$ 16 bilhões no ano passado, com lucro em torno de R$ 2,5 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, R$ 2,5 bilhões é a previsão de faturamento total da segunda colocada, a Record, para 2014. Porém, enquanto a concorrência consegue lucro – seja milionário ou bilionário – a Record teve prejuízo de cerca de R$ 50 milhões no final do balanço em 2013. Não há previsão para o ano passado por enquanto.
O resultado atingido pelo SBT se deve ao fato da emissora ter uma gestão enxuta e apostar em produções de baixo custo, tendo grande parte de sua grade repleta de reprises e enlatados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos programas de auditório, a emissora também inovou [no Brasil] ao criar um sistema de parceria no qual há divisão de lucros e também de custos de produção. Cada produção, cada programa produzido no SBT é obrigado a prestar contas todos os meses, especificando quanto gastou e quanto atraiu em publicidade. Atração que não dá retorno sai do ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A programação vespertina é um bom exemplo da gestão enxuta adotada pelo SBT. A grade da tarde é repleta de seriados norte-americanos e reprises de novelas latino-americanas já exibidas no canal. Não atraem um mar de publicidade, mas faturam bem e o custo é muito baixo.
Cabe lembrar que o maior anunciante do SBT também é a Cosméticos Jequiti, que faz parte do Grupo Silvio Santos. Ou seja, boa parte do faturamento da emissora vem da “holding” que o abriga.
Com informações do jornalista Ricardo Feltrin.