O crescimento de programas e atrações veiculadas, exclusivamente, na internet deixa cada vez mais favorável o cenário para a produção independente. O humorista Diogo Portugal, “produto” da rede mundial de computadores (como ele mesmo se define), lançou recentemente o Portugal Descobrindo o Brasil, programa que mistura informações turísticas com o tradicional stand up, reforçando as peculiaridades de cada capital selecionada a dedo. A primeira temporada, disponibilizada toda quarta-feira no YouTube (clique aqui), terá dez episódios, ao todo. A atração já passou por Florianópolis, Salvador, Cuiabá, Belém e Brasília.
Em entrevista, Diogo Portugal disse que essa já era uma ideia antiga e que, agora, virou realidade. “Fazia muitos shows pelo Brasil e sempre gostei de falar um pouco sobre os lugares pelos quais estava passando. No momento em que falava sobre as cidades, o público curtia demais e virava um dos pontos altos do show. Só que a ideia desse projeto é muito antiga, desde 2008. Tentava fazer, mas não dava certo. Depois que consegui uma estrutura melhor, retomei a ideia”, revela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para pegar detalhes específicos de cada lugar, o curitibano realiza um pouco de trabalho de pesquisa, em meio a toda correria, pois em cada gravação, a equipe passava poucos dias no local. Sobre o formato, Diogo revela que a equipe foge de algo repetitivo. “O programa não tem compromisso de contar a história das cidades, e sim trazer um pouco de zoeira [sic], mas ao mesmo tempo ele é ‘turisticamente correto. Em breve, o ‘Descobrindo’ deve virar espetáculo, mas ainda está em fase de adaptação”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em paralelo, Diogo Portugal passa de dois a três dias da semana ocupado na RedeTV!, com o Luciana By Night. “É um trabalho semanal e tenho liberdade para outros projetos. A Luciana Gimenez é autêntica e não segue um roteiro. Tenho muito espaço no programa, às vezes até para entrar no meio das entrevistas. Quando vejo o resultado do ‘By Night’, muito em razão da Claudia Bexiga [diretora], fica tudo bacana”, comenta. Ele ainda conseguiu tempo na agenda para as gravações do programa Fritada, no Multishow, da TV fechada.
No seu lado empreendedor, Diogo deve inaugurar em breve, ao lado de Danilo Gentili, o The Comedy Club, em Orlando (EUA). A casa de shows vai abranger o público brasileiro que viaja para a cidade (quase 2 milhões por ano, de acordo com números recentes), e deve reservar espaço para latinos e americanos, com noites especiais. “O plano era perfeito até o dólar aumentar. Estamos muito tensos e a vida é cheia de riscos. O projeto ainda está de pé e vamos definir os detalhes para inaugurar entre janeiro e fevereiro”, conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O humorista apresenta também palestras sobre os feitos difíceis da carreira, como o início do stand up em Curitiba (PR), local em que não havia essa tradição do humor, e das experiências na época de funcionário público e produtor de áudio. “Conto um pouco da minha história e passo mensagem, a maioria sobre as coisas que deram errado na minha vida”, resume.
Diogo Portugal revelou ainda que prepara outras novidades e espera que sejam concretizadas em breve. “Existe um projeto de série que quero levar para a Netflix, TV aberta ou fechada porque é bem mais elaborado. Mas o que eu consigo fazer com estrutura própria, coloco em prática junto da minha equipe enxuta, de três pessoas. Não dá para esperar as coisas acontecerem”, finaliza.
Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)