DEPOIS DE 3 DÉCADAS!

Com prejuízo de 200 milhões, Globo perde sua maior estrela e leva rasteira de rivais: “Após 30 anos”

01/11/2021 às 9h22

Por: Erick Martins
Imagem PreCarregada
Silvio Santos, Globo e Edir Macedo (Foto: Montagem/TV Foco)

No próximo ano, a emissora carioca sofrerá com a ausência de um dos seus principais fenômenos

Futebol na Globo o ano inteiro? Bem, não em 2022. Ao contrário do slogan utilizado pela emissora no material promocional da sua programação esportiva, a Vênus Platinada terá o menor número de jogos na TV aberta após 30 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, o período mais delicado para a Globo ocorrerá logo nos primeiros meses do próximo ano, época em que ocorre os campeonatos estaduais.

Para quem não se lembra, os dois principais estaduais do país, o paulista e o carioca, agora pertence a maior rival da Globo na TV aberta: A Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com situação da Libertadores de 2022, que pertence ao SBT, ainda incerta, a emissora da família Marinho deverá apostar principalmente em transmissões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série A e B.

Até o momento, serão apenas 48 datas de transmissões na TV aberta, sendo 38 rodadas do campeonato nacional e 10 jogos de mata-mata da copa do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse será o menor número de jogos exibidos pela Globo desde 1991, quando a líder de audiências não tinha os direitos do Campeonato Brasileiro, que eram exclusivos da Band.

PREJUÍJO DE 200 MILHÕES CAUSOU DESISTÊNCIA DOS ESTADUAIS

Ainda de acordo com o NTV, a escolha de abrir mão dos estaduais partiu da própria Globo, que considerou o investimento alto demais, visto que os campeonatos só registravam bons resultados de audiência na reta final dos torneios.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia, no último acordo pelo Campeonato Paulista, foram pagos mais de R$ 200 milhões. No entanto, o torneio não atingiu o resultado esperado pela Vênus Platinada.

Em setembro desse ano, a Record venceu a disputa com a Globo e garantiu a exibição do Paulistão de 2022 a partir de janeiro na emissora da Barra Funda.

A Record desbancou a Globo na compra do Paulistão (Foto: Reprodução)

A Record desbancou a Globo na compra do Paulistão (Foto: Reprodução)

CARTA NA MANGA

Apesar do futebol nacional perder espaço na programação da Globo, a emissora carioca ainda tem uma “carta na manga”.

Trata-se da Copa do Mundo do Qatar, que deve render uma das maiores audiências do ano para a Platinada. No entanto, o principal torneio de seleções ocorrerá apenas em dezembro de 2022.

Globo
Record
SBT

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.