Nos últimos dias, o racismo voltou a ser pauta intensa entre os brasileiros. Além das cenas de Nádia (Eliane Giardini) e Raquel (Erika Januza) na novela O Outro Lado do Paraíso, o público acompanhou os nomes de Taís Araújo e Titi, filha adotiva do casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, envolvidos em debates acerca do assunto. E, diante desse contexto, um comentário está fazendo sucesso na Internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Taís Araújo foi uma das palestrantes do evento TEDx São Paulo, realizado em agosto deste ano. O vídeo da conferência foi divulgado recentemente pela organização e apesar de conter 10 minutos de fala da atriz, um comentário repercutiu em supremacia nas redes sociais (como noticiado pelo TV Foco aqui). “A cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada”, revelou Taís.
+ Ligado na TV: Após erro grave, produtores tentam consertar estrago em novela da Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o caso Titi teve outra nuance. Titi foi adotada por Bruno e Giovanna no ano passado, depois de uma viagem ao Malawi, no Sul da África. Neste domingo, a socialite brasileira Day Mcarthy, que se diz escritora e mora no Canadá, publicou um vídeo na internet no qual faz comentários ofensivos contra a pequena de 4 anos. Bruno Gagliasso prestou queixa por ofensas racistas nesta segunda-feira (27), na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Nessas perspectivas, o comentário de uma internauta no Twitter tem feito sucesso, com milhares de curtidas e compartilhamentos. A usuária compara os casos envolvendo o comentário de Taís Araújo e as ofensas contra Titi.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
https://twitter.com/gxbbrielx/status/934923619175714817?s=17
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como não poderia ser diferente em se tratando de Brasil, muitos debocharam de Taís e alegaram que a atriz exagerou e não sofre (juntamente com os filhos) tanto assim por ser “da elite”. Seria mais ‘vitimismo’ da esposa de Lázaro Ramos. Ademais, também chegaram a criticar que ambos os casos só repercutiram porque se tratam de figuras famosas, ou, mais precisamente, filhos dessas pessoas.
Ora, independente de classe social ou intensidade de sofrimento, o racismo é algo a ser combatido. Não importa se supostamente ocorre menos com pessoas de condições sociais mais elevadas, mas quando ocorrem elas sofrem também. Obviamente que por se tratarem de situações envolvendo pessoas de maior visibilidade, espera-se que a repercussão seja maior, entretanto, serve também para conscientizar os preconceituosos em geral que isso é um erro e é um crime.
SIGA A COLUNA NO TWITTER | @LIGADO_NA_TV | TODAS AS EDIÇÕES
Preconceito é preconceito independente de classe social. A vítima não é só Taís Araújo, mas todos que passam por isso. Assim, nada melhor do que pessoas públicas para proporcionarem esse debate. O racismo é real e ocorre todos os dias, de várias formas, com rico e pobre. Então, a conscientização de todos e as devidas punições para os seus responsáveis devem ser sempre prioridades.
Críticas e/ou sugestões? Contatos:
danyllo@otvfoco.com.br
@Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo | Instagram
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco