3 mercados sofreram uma interdição URGENTE por parte da Vigilância Sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos de três interdições do órgão federal envolvendo mercados do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que as decisões de interdição foram tomadas por diferentes motivos. Entretanto, causou uma grande apreensão nos clientes que dependem diariamente dos serviços fornecidos por esse tipo de estabelecimento. Por isso, fique sempre atento as fiscalizações da Vigilância Sanitária.
Mercado 1:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em março de 2023, segundo o portal Jornal em Pauta, a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista informou que a Vigilância Sanitária – VISA, interditou um supermercado. Conforme apurado pelo Em Pauta, trata-se do supermercado Compre Fácil, localizado na Rua João Franco.
No local, cerca de uma tonelada de alimentos sem condições higiênico-sanitárias foram apreendidos pelos agentes públicos. Ação ocorreu após uma denúncia. Durante a inspeção, os fiscais confirmaram que o estabelecimento estava em desacordo com as legislações sanitárias vigentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Civil também esteve no supermercado, que foi totalmente interditado. Os alimentos perecíveis apreendidos pesando aproximadamente uma tonelada foram encaminhados ao aterro sanitário do município. Os alimentos estavam disponíveis para a comercialização, por isso, o risco.
Pronunciamento:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a reportagem do Jornal em Pauta, tentou contato com o supermercado, mas os números de telefone disponibilizados nas mídias sociais do supermercado não atendem. Também não encontramos nenhum pronunciamento público. Entretanto, nossa matéria pode ser atualizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mercado 2:
Em janeiro de 2024, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma apreensão de grande magnitude em um supermercado localizado no Conjunto José da Silva Peixoto, conhecido como Jacintinho. A informação foi confirmada em primeira mão pelo portal da prefeitura de Maceió.
Ao todo, foram confiscados 380 kg de alimentos estragados e com o prazo de validade expirado. Porém, dentre os produtos apreendidos estavam presunto, mortadela, carne, queijo e outros laticínios. O fato é que a ação do órgão vinculado a Anvisa surpreendeu os consumidores.
De acordo com Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, a ação teve como objetivo principal evitar o descumprimento das normas sanitárias e a comercialização de produtos impróprios que possam comprometer a saúde da população. Santos ainda ressaltou o comprometimento da equipe em garantir a saúde do consumidor.
Por fim, todo o material recolhido no estabelecimento foi encaminhado para descarte no aterro sanitário. Além disso, o supermercado foi autuado em um processo administrativo. Contudo, as penalidades para esse tipo de infração incluem multas que variam de R$ 180,00 a R$ 38 mil, em caso de reincidência.
Pronunciamento:
Também não encontramos nenhum pronunciamento público do supermercado. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
Mercado 3:
Durante uma inspeção de rotina realizada em agosto de 2023, pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio dos fiscais da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), foi determinada a interdição, notificação e emissão de auto de infração contra uma panificadora localizada no centro da Capital.
Segundo o portal do governo de Palmas, foram descobertos diversos produtos, como pré-misturas de bolos, pizzas congeladas, salgadinhos, bolachas, pães e cafés, que estavam além do prazo de validade. Na ocasião, os fiscais concederam um prazo de 48 horas para que o estabelecimento se adequasse às normas sanitárias, ameaçando interditá-lo integralmente em caso de não cumprimento.
A gerente do núcleo de educação em Vigilância Sanitária da Visa, Silvana Teixeira, explicou que as ações de fiscalização estavam direcionadas às cantinas escolares, visando garantir a segurança e o bem-estar dos alunos no retorno às aulas. Os fiscais encontraram itens vencidos e, ao verificar a nota de compra, identificaram o supermercado de origem, onde encontraram mais produtos expirados à venda.
Pronunciamento:
Vale lembrar que não foram encontrados nenhum pronunciamento do estabelecimento. Mas, o espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
Os três estabelecimentos citados na matéria já cumpriram as determinações impostas pela Anvisa e voltaram a funcionar normalmente.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.