CONFIRA AGORA MESMO
Regras do INSS na mesa em 2024: Como antecipar a aposentadoria e garantir o merecido descanso em 6 passos
09/02/2024 às 9h11
Como antecipar a aposentadoria do INSS e garantir o descanso em 2024
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é muito importante para os brasileiros. Esse é o órgão responsável pelas aposentadorias, pensões e auxílios disponibilizados para a população. E hoje, iremos mostrar como você pode antecipar a sua aposentadoria e garantir o merecido descanso em apenas 6 passos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações disponibilizadas pelo site ‘Ingrácio Advocacia’, mesmo em regra o INSS podendo demorar apenas até 60 dias para efetuar a análise dos benefícios, há lugares em que os pedidos têm ficado parados por até 18 meses.
Dessa forma, é importante saber que existem algumas formas de adiantar essa análise. Se precavendo de qualquer erro que possa ser cometido pelo INSS e garantindo a sua tão sonhada aposentadoria mais rápido possível e sem enrolação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os passos para antecipar a aposentadoria?
1 – Separe a documentação para adiantar sua aposentadoria
Para garantir a aposentadoria é necessário comprovar todas as contribuições já feitas ao INSS. Inclusive as que podem não estar registradas corretamente no CNIS, como:
- Trabalho rural (inclusive na condição de segurado especial);
- Trabalho na condição de menor aprendiz;
- Contribuição como segurado facultativo/contribuinte individual/MEI;
- Serviço militar.
- Serviço público;
- Trabalho registrado, mas que não consta no CNIS (nesta condição deverá apresentar comprovantes como: carteira de trabalho, contrato, registro de pontos, termo de rescisão, entre outros).
Além de documentos como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- RG.
- CPF.
- Comprovante de residência.
- Carteira de Trabalho — se houver mais de uma, leve todas.
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) — caso você não saiba o seu, é possível solicitar online, por telefone ou em uma agência da Previdência Social.
- Extrato do CNIS.
2 – Deixe claro e em escrito todos os seus direitos (Inicial Administrativa)
É importante que você saiba todos os seus direitos, e não deixe se levar apenas por aquilo informado pelo INSS. Um grande erro é protocolar toda a documentação previdenciária sem detalhar para o órgão quais são todos os direitos que você possui. Dessa forma, você deverá fazer uma Inicial Administrativa.
3 – Atualize seu CNIS antes de tentar adiantar sua aposentadoria
Para evitar qualquer erro de documentações, como já foi dito anteriormente, é de suma importância que você deixe o seu cadastro sempre atualizado. Dessa forma, solicite o seu extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), verifique se todos os seus dados estão corretos e solicite a correção de eventuais erros.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além do 13º salário: INSS garante 2 saques extras a aposentados em apenas 2 passos online em 2024
● Tchau, R$1412: Comunicado do INSS traz 3 alertas máximos a idosos 60+ para não perderem benefício em 2025
● Confirmado na Globo: INSS garante vitória mais aguardada aos aposentados em plena sexta-feira (20)
4 – Faça o agendamento corretamente no INSS
Graças ao Meu INSS esse processo ficou mais fácil. Isso porque é possível fazer todo o requerimento de aposentadoria de forma online através do site. Após realizar o requerimento, você poderá acompanhar todas as etapas da análise do INSS, no próprio site.
5 – Faça um Mandado de Segurança para adiantar o processo no INSS
Como foi dito no início desta matéria, há casos em que o pedido pode demorar meses para ser analisado, entretanto, existe uma medida judicial que obrigará o INSS a obedecer esse prazo de 90 dias. Essa medida se chama mandado de segurança, ela protege o cidadão e faz com que seus direitos não sejam violados. Esse mandado faz acelerar muito o processo
6 – Confira os cálculos apresentados pelo INSS
Você poderá pedir ao INSS a cópia do processo administrativo que concedeu ou negou sua aposentadoria. Dessa forma, neste processo, vai estar tudo que você precisa saber sobre a análise do instituto, o que ele negou, concedeu ou nem analisou. Assim, se o INSS tiver concedido seu benefício, confira se ele considerou, corretamente, todos os salários de contribuição no cálculo do valor da sua aposentadoria.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]