Coisa boa

Adeus e substituto em vigor no Brasil: Como garantir o novo RG em apenas 2 passos sem gastar nada

05/03/2024 às 23h32

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
RG (Reprodução: Internet)

Novo documento faz com que milhares de brasileiros fiquem em dúvida de como emitir

O Novo RG chegou como uma verdadeira bomba a todos os brasileiros e como de costume, é importante que destaquemos como emitir esse documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro que a emissão do RG é algo que leva dúvida a milhares de pessoas, por isso mostraremos que não é nada difícil emitir essa documentação.

Vale destacar também que é importante que vocês mantenham o RG atualizado e seguindo o mais recente possível emitido pelo governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO EMITIR O NOVO RG?

De acordo com o portal Remessa Online, Mais de 3,5 milhões de pessoas já tiraram o novo RG, mas a emissão do documento segue indisponível para moradores dos estados do Amapá, Bahia e Roraima, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Os demais estados brasileiros já emitem a nova CIN desde 11 de janeiro de 2024, de acordo com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O objetivo da mudança é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. O novo RG trará o número do CPF como “registro geral, único e válido para todo o país” na Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, não deve conter mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”.

O novo RG também pode incluir dados de outros documentos, como carteira de vacinação, CNH, título de eleitor ou reservista militar. Para isso, basta levar os documentos pessoais no momento da emissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo RG não contém mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) está disponível em versão física e virtual, e sua autenticidade pode ser verificada por QR Code mesmo sem internet.

Para tirar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RG

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.