O INSS é o responsável por garantir que os beneficiários da Previdência Social recebam os valores das aposentadorias, pensões e auxílios corretamente e que não ocorram bloqueios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, o órgão realiza a Prova de Vida anualmente. Esse serviço é feito para identificar irregularidades e comprovar que realmente o titular do benefício está vivo.
SAIBA MAIS! Decreto de Lula: INSS confirma nova regra no pagamento do 13º salário e esses idosos não recebem em 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para não ter o benefício suspenso, é importante realizar a comprovação de vida em 2 passos simples:
- Acesso ao aplicativo ‘Meu INSS’ ou aplicativos que possuem certificação e controle de acesso;
- Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico) ou também pode se dirigir até a agência bancária em que o pagamento é realizado;
Já os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União só poderão realizar a comprovação digital através dos aplicativos ‘Sougov.br’ e ‘Gov.br’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com informações do portal FDR, o Ministério da Previdência Social suspendeu até o fim do ano o bloqueio de pagamento a beneficiários por falta da Prova de Vida.
“O brasileiro não tem que vir dizer que está vivo. Nós vamos atrás para descobrir que ele está vivo”, declarou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós temos o endereço das pessoas, estão cadastrados, então o segurado hoje não precisa fazer absolutamente nada. Se ele quiser fazer pelo meu INSS, aquela biométrica, nem todo mundo tem celular, nem todo mundo domina, então não é obrigado… Mas se ele quiser fazer, ótimo, mas não é obrigação dele. O segurado não tem obrigação de fazer prova de vida”, disse ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, com essa nova lei em vigor, todos os aposentados podem ficar tranquilos com a Prova de Vida, que antigamente causava pânico nos segurados por temerem ter o benefício bloqueado.
Embora a Prova de Vida automática seja a nova forma de comprovação, os beneficiários ainda possuem as 2 opções citadas acima para realizarem a Prova de Vida.
PARA QUE SERVE O INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão do Governo Federal responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios, como auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte.