Agora vocês vão saber como pagar o Instituto Nacional do Seguro Social sendo autônomo com aposentadoria antecipada
Vocês que são autônomos e não tem os benefícios dos CLT e um dia sonham em ter uma aposentadoria, hoje vocês vão descobrir como se aposentar pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do Contabilizei, a principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.
Veja o que a Previdência Social proporciona aos segurados:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade e invalidez;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Salário maternidade;
- Salário família;
- Reabilitação profissional.
Os segurados facultativos são aqueles que não exercem atividade remunerada, mas que por vontade própria, contribuem com o INSS.
Como contribuinte facultativo estão a dona de casa, estudantes, desempregados, bolsistas e estagiários que prestam serviços a uma empresa, síndico e presidiários sem remuneração e o brasileiro residente no exterior desde que não filiado a regime de previdência de país com o qual o Brasil possui acordo, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você é autônomo tem três passos para vocês pagarem o INSS:
1- Descobrir seu número no Programa de Integração Social (PIS)
O número do PIS, que agora também é chamado de Número de Identificação do Trabalhador (NIT), é o registro da pessoa na Previdência Social.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele está na página de identificação da Carteira de Trabalho. Para quem ainda não possui o documento, também é possível solicitar o número do PIS/NIT pelo telefone 135 ou no site da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2- Escolher a forma de contribuição
Ser um contribuinte individual (obrigatório) ou um contribuinte facultativo possibilita a escolha entre alguns planos de contribuição. Os planos influenciam quanto vai ser pago e quais benefícios vão ser recebidos. Cada plano também tem um código próprio que deve ser usado no preenchimento da GPS. Nesse momento, é importante ter conhecimento do quanto entra como pagamento e de quanto o autônomo está disposto a contribuir.
3- Emitir ou preencher a Guia de Previdência Social (GPS)
A GPS é o “boleto” que vai ser pago mensalmente. A guia pode ser emitida pelo site da Previdência Social ou comprada em uma papelaria, banca de jornal ou sites da internet em forma de carnê. Para isso, o autônomo deve se atentar ao código e aos dados preenchidos na GPS para evitar problemas futuros.
Precisa de um Assessor especializado para te ajudar não somente com o INSS mas também na terceirização da gestão financeira do seu negócio? Conheça a Contabilizei Experts, uma nova solução focada em ajudar diversos Profissionais Liberais e Autônomos.
COMO FAÇO PARA CONSULTAR MEU BENEFÍCIO DO INSS?
A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .