Quatro dicas podem ajudar a recuperar o cabelo ressecado e manter os fios brilhantes e macios
De fato, o cabelo ressecado é um problema para inúmeras brasileiras, que buscam pelos melhores cuidados para cuidar das madeixas.
Desse modo, nesta segunda-feira, 07, iremos mostrar quatro passos infalíveis para ajudar a recuperar o cabelo ressecado em casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Problemas nas madeixas
O cabelo ressecado pode ser ocasionado por diversos fatores, como exposição excessiva a procedimentos químicos, o uso de ferramentas térmicas e até mesmo o sol e a poluição.
A falta de cuidado ou até lavar o cabelo com água muito quente pode resultar em fios sem brilhos, com aspecto seco e até mesmo o frizz.
Cuidados com os fios
Além disso, o ressecamento dificulta a retenção de água, resultando em fios sem vidas, embaraçados e com falta de elasticidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, é de extrema importância ter uma rotina de cuidados com o cabelo correta.
Mas, afinal, quais são os cuidados necessários?
De acordo com informações do portal Marie Claire, existem quatro passos infalíveis para ajudar a combater o cabelo ressecado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, iremos falar sobre a importância do cronograma capilar, que conta com máscaras de nutrição, hidratação e reconstrução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cronograma capilar
O cronograma capilar ajuda a repor nutrientes, proteínas e aminoácidos que foram perdidos devido à agressões externas, como os procedimentos químicos e ferramentas de calor.
- Hidratação: Devolve a umidade para os fios;
- Nutrição: Ajuda a melhorar o aspecto ressecado e opaco dos fios;
- Reconstrução: Ao devolver as proteínas e aminoácidos que dão estrutura às fibras capilares, essa etapa garante mais resistência e força aos cabelos.
Cronograma ideal
Para o cabelo ressecado e com muita ponta dupla, o indicado é fazer esse cronograma, de acordo com o portal Marie Claire:
- 1 semana: Hidratação, Nutrição e Reconstrução;
- 2 semana: Nutrição. Hidratação e Reconstrução;
- 3 semana: Hidratação, Nutrição e Reconstrução;
- 4 semana: Hidratação, Hidratação e Nutrição.
Evite água quente e fontes de calor
Em seguida, é necessário tomar cuidado com a água quente na hora de lavar o cabelo, porque ela pode ressecar ainda mais o cabelo, já que remove demais a oleosidade natural.
O uso de ferramentas quentes, como secador, chapinha e babyliss também podem aumentar o ressecamento.
O ideal é evitar os equipamentos, mas, caso não consiga, nunca se esqueça de utilizar um protetor térmico.
Touca de cetim e óleo reparador
Além disso, a touca de cetim também é uma excelente aliada para proteger o cabelo da fricção com o travesseiro durante a noite, reduzindo a quebra dos fios.
Por fim, use óleos capilares, como o óleo de coco, para ajudar a recuperar os nutrientes das madeixas.
Considerações finais
Em suma, o cronograma capilar, com máscaras de nutrição, reconstrução e nutrição, ajudam a evitar o cabelo ressecado. As mulheres também devem se atentar a temperatura da água e evitar fontes de calor para ajudar a combater o problema.
Qual fruta faz o cabelo crescer mais rápido?
Outra dúvida comum entre as mulheres é sobre o crescimento dos fios. Poucas mulheres sabem, mas as cenouras podem estimular o crescimento.
As cenouras têm vitaminas vitais, como C e E, que estimulam o crescimento dos fios e engrossam o cabelo quando ingeridas diariamente, segundo o portal Clinica Sul Mineira.