Se vocês querem saber mais informações sobre os produtos consumidos, tem uma forma fácil disponibilizada pela própria agência
Frequentemente nós divulgamos por aqui e vocês conseguem acompanhar em diversos portais que a Anvisa mandou recolher uma série da alimentos, ou uma determinada empresa fez os recolhimentos voluntários de determinados alimentos.
Por mais que isso pareça chocante, é comum, as vezes a empresa comete erros que vão contra as normas da Anvisa mas só vão entender sobre isso quando os produtos já estão na prateleira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para evitar que os clientes consumam, tem o famoso recolhimento dos produtos das prateleiras.
Casos famosos já aconteceram, segundo informações do ‘Jornal da Paraíba’, um lote de arroz da marca ‘Favorito’, teve a venda e a distribuição proibidas pela ANVISA. A mesma fonte destacou que, tudo aconteceu em janeiro de 2017.
É importante dizer que a determinação afetou apenas a circulação do lote 00204, com validade até 25 de fevereiro de 2017. Na ocasião, análises indicaram excremento e pelos de roedor, além de larvas e pedaços de insetos no lote que era empacotado e distribuído pela empresa Total Cesta Básica de Alimentos Ltda, da cidade de Contagem (MG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não encontramos nota da empresa.
Outro famoso caso, segundo o próprio portal da Anvisa, no dia 19 de março deste ano, que a Anvisa proibiu o comércio e a venda de um lote de Azeite de Oliva Extra Virgem, da marca Vincenzo, que pode estar no armário da sua cozinha.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Segundo as informações, em testes de laboratório, o lote específico estava fora do padrão para algumas substâncias, tendo a sua retirada do mercado, mas o resto dos produtos não apresentou esse problema, com a marca Vincenzo não tendo se pronunciado sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, se vocês buscam saber quais as regularidades de um produto, existe uma forma super fácil.
Segundo informações do portal do Governo, a Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.
Dividida por áreas, a página de Consultas disponibiliza as seguintes categorias:
- Alimentos
- Cosméticos
- Medicamentos
- Produtos para Saúde
- Saneantes
A ferramenta é intuitiva e o interessado escolhe quais são os critérios de consulta no início da busca. Preenchidos os campos, a página disponibiliza as informações que constam no sistema da Anvisa, como por exemplo, se o produto em questão está ou não regularizado.
Há, também, o serviço de consulta sobre a situação de documentos e o funcionamento de empresas. Localizado na mesma página, este serviço traz a situação de um documento ou de uma determinada empresa na Anvisa.
O QUE FAZ A ANVISA?
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.