Saiba tudo o que você precisa para conseguir solicitar a aposentadoria pelo INSS aos 48 anos de idade em apenas 2 passos simples
Desde a Reforma da Previdência de 2019, muitos brasileiros perderam a esperança de se aposentar cedo com as novas regras que têm moldado o panorama das aposentadorias.
No entanto, segundo o portal FDR, ainda há a possibilidade de se aposentar aos 48 anos e garantir o benefício com tranquilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a antecipação está sujeita a novas condições e critérios, o que exige dos trabalhadores um entendimento detalhado para adequar as expectativas.
Contudo, confira a seguir as 2 opções de como solicitar a antecipação do benefício, sendo cada modalidade adaptado para diferentes perfis de contribuintes.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Os trabalhadores que completaram o tempo mínimo de contribuição até 13/11/2019 podem solicitar a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o benefício corresponde a 80% dos maiores salários com a aplicação do fator previdenciário.
- Mulheres precisam ter contribuído por 30 anos.
- Homens precisam ter contribuído por 35 anos.
Se você adquiriu o direito a essa regra, ainda pode garantir o benefício pela aposentadoria por tempo de contribuição e solicitar a revisão da vida toda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● INSS crava nova regra para adesão de benefícios e atinge em cheio os aposentados nesta quinta (12)
● Itaú e +3 envolvidos: 4 bancos se unem e cravam fim em serviço vital para aposentados do INSS
● Atenção, idosos 60+: Substituta de Renata Vasconcellos para JN com alerta do INSS pra não perderem benefício
Aposentadoria especial
Trabalhadores com idade entre 40 e 50 anos podem solicitar a aposentadoria especial, desde que tenham preenchido os requisitos até 13/11/2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após essa data, a exigência de idade mínima entre 55 e 60 anos dificulta o preenchimento dos critérios para quem tem menos de 50 anos.
Com essas opções, os contribuintes devem avaliar seu histórico previdenciário e buscar orientação especializada para garantir seus direitos de aposentadoria.
Qual a situação atual da aposentadoria especial do INSS?
Com a reforma da previdência, a idade mínima para a aposentadoria é de 55, 58 e 60 anos, com 15, 20 ou 25 anos de trabalho.
Ademais, as condições dependem do tipo de trabalho. Quanto mais danoso o ofício, menor o tempo estabelecido.
Porém, é importante estar atento as novidades: O projeto de lei PL 42, do deputado Alberto Fraga, prevê a redução da idade e o aumento do valor do benefício para 100% da média das contribuições.
Assim, em maio deste ano, conforme o portal economia.uol, a deputada Geovania de Sá (PSDB – SC) reduziu as idades para 40, 45 e 48 anos.
Agora, a proposta será analisada agora pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Por fim, a proposta segue para votação do Plenário. Por isso, é indispensável que os trabalhadores acompanhem atentos os próximos passos da possível mudança.
Contudo, confira as demais informações e novidades sobre os benefícios do INSS com o TV Foco!
Conclusões finais
Embora a Reforma da Previdência de 2019 tenha endurecido as regras, ainda existem caminhos para quem deseja se aposentar cedo.
Com opções como a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria especial, os trabalhadores podem conquistar o benefício antes dos 50 anos, desde que cumpram os requisitos estabelecidos.
Avaliar o histórico previdenciário e buscar orientação especializada são passos fundamentais para assegurar seus direitos e planejar um futuro financeiro mais tranquilo.
Contudo, aproveite as possibilidades e garanta sua aposentadoria com estratégia e conhecimento.