Aumento de 25% chegando na aposentadoria: Como solicitar revisão histórica no INSS em apenas 3 passos simples

01/04/2024 às 15h48

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Como solicitar aumento de 25% na aposentadoria em 3 passos (Reprodução/Montagem/Canva/Pensar Cursos)

Como solicitar aumento de 25% na aposentadoria do INSS em apenas 3 passos

Se você já é um aposentado ou pretende se aposentar, confira como solicitar revisão histórica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em apenas 3 passos simples e garanta um aumento de 25% no valor de sua aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, para quem não sabe, o acréscimo de 25% na aposentadoria é um serviço para pessoas já aposentadas e que dependem de outras pessoas para realizar atividades da da diária, como banho, alimentação e outros, ou seja, destinada aqueles que se enquadram na aposentadoria por incapacidade permanente.

No entanto, é necessário seguir certos requisitos como foi dito. As condições para a aposentadoria por invalidez incluem cegueira total, perda de nove ou mais dedos das mãos, paralisia dos dois braços ou pernas, perda das pernas, perda de uma das mães e de dois pés, perda de um barco e uma perna, alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, entre outros diagnósticos disponíveis pelo próprio INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação da perícia médica dirá se a pessoa aposentada tem direito ao aumento de 25% no valor do benefício. Após a perícia no INSS, o resultado ainda depende de aprovação do supervisor da perícia médica para adquirir a aposentadoria.

Para solicitar o benefício, o cidadão deverá consultar o MEU INSS e indicar o acrescimento de 25%. Em seguida, a pessoa poderá ser chamada para realizar perícia, em local, dia e hora marcados pelo próprio INSS. No dia da perícia, é necessário mostrar seus documentos de identificação e todos os documentos médicos (atestado, laudo ou relatório) e exames originais. Por fim, para acompanhar e receber a resposta do processo basta conferir a aba “Consultar Pedidos” no aplicativo do órgão previdenciário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em média, leva 45 dias úteis para a prestação do serviço. Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048.

Qual é o valor pago pelo INSS na aposentadoria em 2024?

Segundo informações do UOL, em 2024, o valor mínimo pago pelo INSS é de R$ 1.412,00, já o máximo é de R$ 7.786,02. Vale ressaltar que esses valores são atualizados a cada ano. A renda mais baixa corresponde ao salário mínimo definido pelo governo federal e o máximo é chamado de teto.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS sofreu uma série de reajustes importantes no salário mínimo e outros (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Regas para garantir a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS
O INSS é a instituição responsável pelo pagamento da demanda social, como aposentadoria e outros auxílios (Foto: Agência Brasil)

Aplicativo Meu Inss
Aposentado INSS
aposentadoria 2024

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.