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De GRAÇA e sem sair de casa: Como tirar a 2ª via do RG com isenção em 6 passos simples 100% online
17/04/2024 às 23h15
Busca conseguir tirar a segunda via do documento e não sabe como? Então veja nesses passos simples e online
É de extrema importância que seus documentos, como o RG, estejam regulares, em boas condições, visíveis e que possam mostrar que você é realmente você.
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Mas, com o passar dos anos e o desgaste natural dos documentos, é necessário tirar realmente uma segunda via dos mesmos.
O problema é que muitas pessoas não sabem como fazer isso, mas hoje nós mostraremos uma forma simples e fácil disso acontecer.
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Segundo o portal Meu Tudo, Governo do Estado é o responsável pelas emissões do RG, e em casos de segunda via do documento são cobradas taxas que variam de R$ 26 a R$ 96.
Existem casos em que o documento pode ser emitido de graça, como no caso da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que deve ser emitida obrigatoriamente até 2023.
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Desde março de 2022 foi instituído o novo formato de RG com padrão nacional. Os órgãos estaduais responsáveis pela produção terão até o dia 6 de março de 2023 para a emissão do documento.
Nos casos da emissão do novo RG, a primeira via será gratuita mesmo que o cidadão já possua o documento de RG no modelo anterior.
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Enquanto não são emitidos os novos modelos do documento, é possível tirar a segunda via gratuita quem estiver dentro dos seguintes requisitos:
- Em casos de furto do documento, até 30 dias após o registro do B.O;
- Mulheres a partir de 60 e homens a partir de 65 anos;
- Desempregados por período superior a 3 meses, com apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Cidadãos em situação de pobreza ou extrema pobreza, apresentando o Número de Identificação Social (NIS);
- Erros de digitação no documento percebidos até 90 dias após recebimento da via anterior;
- Documento danificado ou extraviado devido a desastres naturais, apresentando o B.O em até 90 dias após o acontecimento.
Para solicitar a emissão da segunda via, o cidadão deve procurar as seguintes instituições públicas:
- Secretaria de Segurança Pública;
- Poupatempo ou Polícia Civil.
Para a solicitação, será necessário apresentar os seguintes documentos:
- 2 fotos 3×4 atuais;
- Comprovante de Inscrição do CPF;
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
Se você mora em São Paulo e quer tirar online, é só seguir essas dicas:
- Abra o site ou aplicativo do Poupa Tempo;
- Clique do lado direito inferior na opção “Serviços”;
- Selecione “RG – Carteira de identidade”;
- Clique no botão “Agendar atendimento”;
- Escolha a data e horário;
- Confirme utilizando o seu número de celular.
O QUE É RG?
A Carteira de Identidade é um documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]