FIQUE POR DENTRO!

Substituto oficial já está valendo: Como tirar novo RG com apenas 3 passos, totalmente de graça

Entenda mais sobre o novo substituto do RG (Governo Federal)

Entenda mais sobre o novo substituto do RG (Governo Federal)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carteira Nacional de Identidade já começa a assumir o lugar do antigo formato do documento

Após muita espera, os brasileiros ganharam uma nova identidade. Agora, o já conhecido RG deixa de ser o principal meio de identificação, dando espaço para um substituto.

Desde janeiro, os estados brasileiros passaram a adotar, oficialmente, a Carteira Nacional de Identidade como o novo principal documento dos cidadãos. Ele passa a valer como padrão no Brasil inteiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Governo Federal, o objetivo é facilitar os cadastros do governo, reduzir as fraudes e dar mais segurança aos dados do dono. Por enquanto, a primeira emissão vem sendo gratuita para qualquer pessoa, na intenção de que todos possam fazer a atualização o quanto antes.

Primeira emissão da nova Carteira Nacional de Identidade é gratuita (Foto: Agência Brasil)

De acordo com o Poupatempo de São Paulo, para realizar a emissão, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento nos postos de atendimento espalhados pelo país. Para crianças de até 11, a validade é de 5 anos. De 12 a 59 anos, o prazo é de 10. Para os maiores de 60, é indeterminado.

O novo documento deve ser solicitado com amparo da Segurança Pública de cada estado, pela Polícia Civil ou Detran. Algumas localidades disponibilizam que a emissão seja feita através da internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resumo, são 3 passos para ter a Carteira Nacional de Identidade:

Apesar da nova Carteira Nacional de Identidade, o RG ainda segue válido por mais alguns anos (Foto: Agência Brasil)

É obrigatório tirar o novo RG?

O antigo formato ainda segue válido por mais alguns anos. Segundo o Governo Federal, o novo documento será obrigatório somente a partir de 2032, para quem tiver menos de 60 anos de idade. Por enquanto, a substituição vem sendo implantada de forma gradual.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile