Como tirar o Bilhete Único Especial do Idoso online em São Paulo
24/02/2024 às 15h42
Aprovado pelo Governo de Marta Suplicy em 2004, o Bilhete Único de São Paulo é um sistema de bilhetagem eletrônica que une em um único sistema o pagamento para todos os meios de transporte na cidade, e possui uma versão especial para os idosos, que garantem a isenção total na passagem.
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Para quem não sabe, em 1 de outubro de 2003, a Lei Federal 10741, do Estatuto do Idoso, entrou em vigor com o benefício às pessoas idosas, com a garantia de viagens gratuitas tanto nos ônibus da cidade, quanto no metrô. Na época, sem o bilhete único, bastava apenas o documento comprovando a idade para garantir a isenção.
Anteriormente, o benefício se limitava a idosos 65+. Com o passar do tempo, abrangeu também as pessoas de 60 a 64 anos. No entanto, em 2021 a gratuidade foi revogada, até que entrou em vigor novamente em fevereiro de 2023. Sendo assim, em 2024, pessoas acima de 60 anos não pagam ônibus nem metrô na cidade.
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É importante ressaltar que, apesar da gratuidade, os dois grupos podem garantir o benefício de maneira diferente. O Bilhete Único Especial do Idoso está disponível para os 65+, enquanto os 60+ devem garantir a recarga da gratuidade no Bilhete Único Comum, ou então mostrar o documento para descer na frente no ônibus.
Como solicitar o Bilhete Único Especial do Idoso em São Paulo?
Falando especificamente da cidade de São Paulo, temos como responsável pela emissão a SPTrans, companhia responsável pela gestão do sistema do transporte público. De acordo com o site oficial da empresa, o Bilhete Único Especial do Idoso é o cartão que garante a gratuidade às pessoas acima de 65 anos.
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Além do requisito da idade, para garanti-lo é necessário que o homem ou a mulher resida na capital ou na Região Metropolitana de São Paulo. Para solicitar o cartão, existem duas maneiras: online, ou indo até a unidade da SPTrans mais próxima da região.
Como tirar o Bilhete Único Especial do Idoso em São Paulo online?
- Acessar o site “Bilhete Único da Pessoa Idosa“;
- Clicar em “Site de Atendimento”;
- Fazer o login no portal da SPTrans (caso não tenha um login, é necessário criar uma conta);
- Clicar em “Novo Atendimento” e depois no serviço desejado;
- Selecionar Pessoa Idosa e a modalidade do serviço;
- Aceitar os termos e condições;
- Preencher dados pessoais, inserir onde deseja receber o Bilhete Único e fazer o uplod dos documentos necessários;
- Aguardar a conferência dos dados e documentos, que passarão por uma aprovação em 2 dias úteis.
Ao final do processo, o idoso receberá um email de retorno, informando sobre a aprovação ou se será necessário o envio de mais algum documento. De acordo com a SPTrans, o prazo para a entrega é de 30 dias a contar da data do cadastramento.
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Por último e não menos importante, existe a possibilidade de realizar o cadastramento presencialmente, aos que preferirem. Basta seguir o passo a passo:
- Entrar no site de agendamento da Prefeitura;
- Realizar o login ou fazer o cadastro na plataforma;
- Escolher o serviço desejado – Bilhete Único Especial do Idoso;
- Selecionar a unidade, dia e horário desejado;
- Conferir as informações e clicar em “confirmar agendamento”;
- Anotar a senha informada e comparecer no dia e local agendados.
Tanto na solicitação online quanto presencial, a SPTrans exige alguns documentos que garantem a aprovação na emissão do cartão. São eles:
- RG (frente e verso)
- CPF
- Comprovante de Residência (validade de 3 meses)
- Foto 3×4
Bilhete Único idoso 60 anos
Para garantir o benefício, pessoas de 60 a 64 anos podem usar o próprio Bilhete Único Personalizado (o comum, que está em seu nome), e carregá-lo nas máquinas dos terminais de recarga com as cotas de viagens gratuitas ilimitadas.
Caso esteja sem o cartão, a gratuidade pode ser garantida mostrando o documento ao motorista ou agente do metrô, mas é importante ressaltar que no caso dos ônibus a pessoa deverá descer pela frente. Sendo assim, caso deseje passar pela catraca, o idoso 60+ precisará garantir seu cartão. Abaixo, o passo a passo de como fazer isso:
- Se cadastrar no site do Bilhete Único;
- Ir a um posto de atendimento;
- Emitir o cartão que sairá com seu nome completo, CPF e número do bilhete.
É importante ressaltar que tanto o Bilhete Único Especial do Idoso 65+ quanto o de 60+ é pessoal e intransferível. A SPTrans deixa claro que o cartão será bloqueado caso as máquinas registrem o uso por terceiros, e assim o idoso precisará realizar todo o processo novamente.
Acompanhe o TV Foco para saber tudo sobre benefícios para idosos, isenções e novas gratuidades!
Como bloquear o Bilhete Único Especial do Idoso em São Paulo?
Em caso de perda, roubo ou furto, o titular do bilhete pode solicitar o cancelamento do cartão através da Central 156, informando o número do RG e confirmando o bloqueio para que seja emitido um novo. Em caso de quebra, o idoso deve agendar no site da prefeitura para ir ao posto de atendimento mais próximo.
Como proceder no caso de Bilhete apreendido ou bloqueado?
Conforme dito anteriormente, o uso por terceiros pode ocasionar no bloqueio e até mesmo apreensão por funcionários dos transportes públicos. No segundo caso, o Bilhete Único Especial do Idoso é destruído.
De uma maneira ou de outra, o benefício fica suspenso por um período de 180 dias. Depois desse período, o idoso pode solicitar a segunda via através da Central 156 informando o endereço que deseja recebê-lo. Assim que emitido, o cartão será enviado pelos Correios.
Em resumo, o Bilhete Único chegou para facilitar a vida dos paulistas na hora de pagar os transportes, além de garantir benefícios como a integração, onde 2 viagens de ônibus saem pelo preço de uma, e até desconto no metrô caso a pessoa tenha andado de ônibus anteriormente.
Para a terceira idade, o Bilhete Único Especial do Idoso é mais uma garantia do Estatuto do Idoso que garante qualidade de vida e que as pessoas acima de 60 possam andar gratuitamente por toda a cidade de São Paulo.
Autor(a):
Bianca Santos
Eu sou Bianca Santos. Graduada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais na mesma instituição. Atuo na comunicação desde o ano de 2012, quando tinha 15 anos, e me aperfeiçoei na criação de conteúdo e redação ao longo das minhas experiências. Tenho vivência em ambientes corporativos, agências de entretenimento e emissoras de televisão. Apaixonada por falar sobre entretenimento, mundo dos famosos e audiências da TV. Posso ser encontrada através do número: (11) 91190-4486Email: [email protected]