Qual é a real utilidade do Ibope?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As pesquisas não podem influenciar as escolhas do telespectador. Você precisa ver o programa que gosta. Elas são feitas para as agências de propaganda saberem onde investirão. Só isso. Sua novela preferida alcança somente 5 pontos? E daí! A história deixará de ser boa para você? De que adianta saber da alta audiência do seu seriado? Deixará de gostar dele?! Tem alguns elementos na tv com urgência para serem alterados. Este é um deles.

Outro é deixarmos de assistir determinada rede por ter origem duvidosa. Isso só seria válido se alguma rede não tivesse o rabo preso. Todas tem. Uma está amarrada ao partido no poder, outra há alguma entidade religiosa e tem aquelas que buscaram fundos durante determinado período político. Se pensarmos assim, nenhuma rede pode ser assistida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É justamente na área comercial que devemos nos atentar quando quisermos ajudar o programa. A verba do patriocínio vai para aquele programa que trás lucro ao patrão. Se você comprar algo deste patrocinador por ele estar investindo no seu programa preferido, aumentará a possibilidade do programa se manter no ar. Justamente no comércio, que tantos repudiam, é que deve estar nossa atenção quando queremos nos ater a algo paralelo a nossa atração preferida.

Ibope e rede não importam, são empresas, trabalham visando o lucro e, por terem como origem alguma entrada financeira de procedência duvidosa, devem ser vistas como tal: negócio. Já o patrocinador deve ser levado em consideração. Mesmo que seja por puro interesse econômico dele, é o único capaz de manter a atração no ar. Quando você vai no supermercado, durante a escolha do produto, leva em consideração o fato dele patrocinar seu programa predileto?!

Hoje, ligando a tv para assistir seu programa de preferência, atente-se ao patrocinador dele, caso goste do produto, ao ir no supermercado, lembre de dar preferência a quem viabiliza sua atração. Lembre que é ele quem tem condições de manter seu programa no ar, seu site preferido, sua revista, jornal, programa de rádio, tudo. E quando você estiver vendo este programa, não leve em consideração a audiência dele, pois a sua opinião é a mais importante de todas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Colunista do TV Foco desde fevereiro de 2011. Acesse o perfil deste colunista no link abaixo:

Sair da versão mobile