FALÊNCIA
192M pelos ares: Companhia aérea tão popular quanto a LATAM arma pedido de falência
08/10/2024 às 22h40
Rival da LATAM está prestes a decretar falência
Com prejuízo líquido de US$ 192 milhões, companhia aérea tão popular quanto a LATAM arma pedido de falência.
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É inegável que dentre todos os setores prejudicados pela pandemia, o da aviação foi um dos mais atingidos por seus impactos e ainda enfrenta “turbulências”.
De acordo com o portal E-Insight, uma companhia aérea, conhecida por seus voos de baixo custo, apelou pela sua falência, através do Capítulo 11, dos Estados Unidos, após um calote bilionário e terrível crise financeira.
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QUAL COMPANHIA AÉREA PODE DECRETAR FALÊNCIA?
Estamos falando da Spirit Airlines, que infelizmente está indo pelo mesmo caminho das demais companhias aéreas em dificuldades financeiras.
De acordo com o The Wall Street Journal, a Spirit ainda explora alternativas para reestruturar suas dívidas fora do ambiente judicial.
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Porém, as negociações indicam que o pedido de recuperação sob o Capítulo 11 é cada vez mais provável. O processo, no entanto, ainda não é imediato.
A companhia aérea está considerando declarar falência, de acordo com fontes citadas pelo Wall Street Journal (WSJ), que estariam a par das negociações entre a empresa e seus credores sobre os termos dessa medida.
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Essa reviravolta na empresa com sede na Flórida acontece poucos meses após a Spirit registrar um prejuízo líquido de US$ 192 milhões no segundo trimestre.
O CEO, Ted Christie, dedicou o resultado à supercapacidade no setor e à “intensa batalha competitiva” pelo viajante de lazer sensível a preços.
A pressão para renegociar ou estender esses vencimentos está crescendo, com um prazo crucial se aproximando no dia 21 de outubro.
A Spirit também vem em um processo de redução da presença no mercado. Nos últimos meses, cortou diversas rotas para novembro e dezembro.
PODE REVERTER A SITUAÇÃO?
A previsão é que reduza sua capacidade em 20% no último trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com analistas da aviação do Deutsche Bank.
Outro golpe sofrido pela Spirit foi o fracasso da fusão com a JetBlue Airways, bloqueada em janeiro por uma decisão judicial.
O acordo, que uniria as operações das duas companhias, foi rejeitado pelo Departamento de Justiça dos EUA, que argumentou que a fusão reduziria a concorrência no mercado, prejudicando consumidores que dependem de tarifas mais baixas.
Desde então, a Spirit vem tentando se reposicionar no mercado com novas ofertas “premium” e pacotes que incluem seleção gratuita de assentos e franquia de bagagem despachada.
Como toda empresa que enfrenta dificuldades financeiras, a companhia aérea pode reverter a crise e voltar a se consolidar em sua área de atuação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O terror de falência enfrentado pela Spirit Airlines, reflete a fragilidade de um setor aéreo mundialmente abalado pela pandemia.
A companhia, assim como muitas outras empresas, enfrenta uma combinação de fatores adversos como: queda na demanda, aumento da concorrência, dívidas crescentes e imprevistos operacionais.
Além disso, o futuro da Spirit Airlines é incerto, uma vez que o cenário ainda é desafiador e a pressão para encontrar uma solução rápida é gigante. Porém, a empresa pode dar a volta por cima.
ALGUM AVIÃO DA LATAM JÁ CAIU NO BRASIL?
Sim, um avião da LATAM (anteriormente TAM) sofreu um grave acidente no Brasil em 17 de julho de 2007 de acordo com a CNN Brasil.
O voo 3054, um Airbus A320, não conseguiu parar na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e colidiu com um prédio da própria companhia, resultando na morte de 199 pessoas, incluindo passageiros, tripulantes e pessoas em solo.
Este acidente é considerado o maior da história da aviação comercial brasileira.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]