Compartilhar a senha do WI-FI da sua casa coloca você em risco
Uma tática muito comum de se economizar internet, é usando o wifi de algum local, e muitos usuários costumam a compartilhar suas senhas entre eles. No entanto, o que poucos sabem, é que essa prática em de tornar a conexão mais lenta, pode se tornar bem mais perigosa como pensam.
De acordo com a especialista Katie Pierozzi, CEO da Mambo Wifi, o dono de uma rede pode ser responsabilizado por crimes cometidos por usuários, apenas cometendo esse pequeno erro de compartilhar a senha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sem a identificação de pessoas que utilizaram aquele Wi-Fi no momento do crime, de acordo com o Marco Civil da Internet, o proprietário da rede passa a ser o responsável inicial por tais atividades, podendo ter que arcar com multas altíssimas”, diz a especialista.
A dica fornecida pela CEO se baseia nas empresas que fornecem as senhas, para que se protejam com o uso de uma ferramenta que possa identificar os usuários que estão conectados.
“Com um hotspot Wi-Fi, para se conectar à rede o usuário deve realizar um cadastro fornecendo informações pessoais, que ficarão registradas em um banco de dados pelo período de 1 ano, conforme pede a lei do Marco Civil da Internet. Além disso, o usuário também tem acesso aos termos de consentimento de uso de dados, podendo permitir ou não o uso de suas informações pessoais. Dessa forma, o proprietário da rede Wi-Fi também fica seguro perante a Lei Geral de Proteção de Dados”, aconselha ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como proteger a senha do Wifi de casa?
Já no caso das redes domiciliares, é preciso garantir que a internet será usada por pessoas de sua confiança antes de compartilhar a senha. No caso de um empréstimo rápido de senha, o ideal é trocá-la depois, aconselha Katie, para que a pessoa não fique usando sua internet por tempo indeterminado.