Fiat deixa Volkswagen e Chevrolet com medo, ao adquirir grande rival parar reinar no mercado automobilístico
O cenário automobilístico é palco de uma batalha épica, com a recente movimentação da Fiat para adquirir sua concorrente mais queridinha, em uma transação avaliada em impressionantes R$ 18 bilhões. Esta jogada estratégica não apenas ressoa como uma grande transação financeira, mas também como um movimento de xadrez corporativo com implicações profundas.
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A Fiat, ao buscar a aquisição dessa rival, visa não apenas expandir sua própria presença no mercado, mas também almeja aniquilar gigantes como a Volkswagen e a Chevrolet, redefinindo as dinâmicas de poder na indústria automobilística global.
A Fiat comprou ações da Chrysler. A empresa havia anteriormente anunciado um acordo de 4,35 bilhões de dólares para assumir o controle total da Chrysler, mas voltou a se pronunciar. O anúncio colocou fim a uma negociação que se arrastou por mais de um ano, no qual o CEO das duas empresas, participou de várias reuniões com os norte-americanos.
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A marca italiana adquiriu 41,46% das ações restantes da Chrysler de um fundo de assistência médica para funcionários aposentados do Sindicato dos Metalúrgicos. Pelas ações o fundo recebeu 3,65 bilhões de dólares (R$ 18 bilhões de reais nos dias atuais), sendo 1,9 bilhões vindos da Chrysler e 1,75 bilhões da Fiat. A Chrysler se comprometeu a pagar outras quatro parcelas de 700 milhões de dólares aos metalúrgicos, sendo que a primeira delas foi paga no ato da conclusão da compra.
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Com o fim das negociações, foi definido que Marchionne permaneceria no comando das empresas pelo menos até 2016. Sua função principal era garantir o sucesso da fusão entre Chrysler e Fiat como parte da estratégia de manter os resultados positivos do grupo, segundo o presidente da Fiat na época, John Elkann.
Qual é o carro mais barato da Fiat?
Segundo o portal Auto Papo Uol, o Fiat garante o Mobi nas primeiras posições dos carros mais baratos do Brasil em 2024.
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