Uma empresa gigante, rival da Uber, desembolsou uma quantia bilionária para se tornar dona da 99 no Brasil. A expectativa era bater de frente com as principais empresas do segmento
Uma rival da Uber desembolsou quase 1 bilhão para se tornar dona da 99 e bater de frente com as principais empresas do mercado. A aquisição chocou a todos na época, já que se tratava de uma gigante comprando outra também considerada gigante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As empresas de aplicativos de viagens são umas que mais cresceram nos últimos anos, muito por conta do serviço que oferecem. Assim, caso as pessoas tenham condição, elas preferem pegar o carro de um aplicativo e evitar os caos que envolvem os transportes públicos, como trem, metrô e ônibus.
De acordo com o portal ‘G1’, a empresa de transportes Didi Chuxing anunciou em janeiro de 2018, a compra do controla da brasileira 99. A principal expectativa na época era acirrar a disputa, principalmente com a Uber, a principal do segmento instalada no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site da Globo, o valor da transação não foi revelado, mas segundo o ‘Valor Econômico’, seu valor de mercado girava na época em torno do 1 bilhão de dólares. Assim, a 99 se tornou a primeira startup do Brasil a atingir um patamar bilionário em valor de mercado.
Vale ressaltar que a Didi Chuxing é considerado o meio aplicativo de transporte da China, usado por mais de 450 milhões de pessoas. Antes mesmo da compra, ela já havia entrado para o conselho de administração da 99, em 2017. Além disso, já havia liberado um investimento de R$100 milhões na brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O investimento marca um passo significativo na execução da estratégia global da Didi. A companhia fechou parcerias com sete empresas internacionais, em uma rede que atende mais de 1.000 cidades e atinge mais de 60% da população mundial”, destacou a empresa em nota.
O crescimento da 99
A 99 surgiu em 2012, como um aplicativo para intermediar o contato entre os taxistas e os passageiros. Isso porque, na época, ainda não era muito comum as pessoas utilizarem aplicativos para chamar um carro, tendo o táxi como esse principal meio de transporte.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, após a chegada da Uber no Brasil, passou a oferecer também corridas em carros de passeio. Em 2018, na época da aquisição, contavam com 300 mil motoristas parceiros e mais de 14 milhões de pessoas cadastradas no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando a Didi Chuxing surgiu?
A Didi Chuxing surgiu em 2015, após a fusão de dois aplicativos rivais na China. Ela costuma investir em mais de outras empresas, geralmente para bater de frente com a Uber nos determinados países.