R$3 bilhões e escândalo: A compra colossal da Magazine Luiza de uma das maiores varejistas do Brasil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Magazine Luiza comprou uma das maiores varejistas do Brasil (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Magazine Luiza efetuou a compra de uma gigante do varejo, por mais de 3 bilhões de reais

A Magazine Luiza, uma rede gigante do Brasil, realizou uma compra colossal em 2021, de uma grande varejista. O valor foi de cerca de 3 bilhões de reais, mas tiveram alguns acontecimentos que levou a decisão até mesmo para a justiça.

Ao longo dos anos é comum que haja essas aquisições entre duas empresas amada pelos consumidores. A ideia de quem compra é crescer ainda mais no mercado, ainda mais no ramo varejista, que tem uma enorme concorrência no dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Exame’, em julho de 2021, a Magazine Luiza anunciou a compra de 100% do KaBuM!, a maior plataforma de e-commerce de tecnologia e games do país. Diante desse cenário, o CEO da empresa Frederico Trajano, comentou sobre a aquisição.

Magazine Luiza é uma das grandes marcas do ramo (Reprodução: Magalu/Divulgação)

Com a compra do KaBuM!, nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiro e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo, o de produtos para geeks e gamers”, destacou ele na época.

Com a junção, a plataforma passou a ser incorporada no sistema Magalu. Assim, a empresa, ainda segundo o ‘Exame’, pagou cerca de R$3,5 bilhões, divididos em 3 vezes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escândalo

Em 2023, 2 anos após a aquisição da Magazine Luiza, Thiago Ramos e Leandro Ramos, que eram donos da KaBuM! e ficaram com 1,02% do total das ações da Magalu, revelaram uma possível fraude cometida por Frederico Trajano.

A compra da varejista aconteceu em 2021 (Reprodução: Internet)

De acordo com o portal ‘Valor Econômico’, a dupla alega que o CEO da marca cometeu uma fraude contábil que resultou em um ajuste acumulado no patrimônio de mais de 800 milhões de reais. Por conta disso, entraram com uma arbitragem contra a varejista.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta disso, a marca convocou uma assembleia para o próximo dia 29 de maio para deliberar sobre o pedido feito pelos fundadores da KaBuM!. Assim, em carta enviada para a convocação, Trajano nega as acusações e diz que se tratam de mentiras e calúnias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ao constatarem o fracasso de cada tentativa de desestabilizar e caluniar quem eles julgam contrários aos seus interesses, partem para outra, numa cacofonia sem qualquer eco”, destacou na carta.

KaBuM! era a maior plataforma de e-commerce na época (Reprodução: KaBuM!/Divulgação)

Quando a Magazine Luiza foi fundada?

A Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do Brasil, surgiu no dia 16 de novembro de 1957, na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Atualmente conta com 40 mil funcionários em suas 1.303 lojas físicas, localizadas em 20 estados do Brasil.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile