Magalu investiu pesado para aniquilar a Casas Bahia
Ao longo dos anos é muito comum ver empresas maiores acabarem se tornando donas de algumas que estão passando por uma crise financeira, e uma rede de varejo muito tradicional acabou sendo comprada pela Magalu.
A rival da Casas Bahia acabou comprando uma varejista bastante conhecida. Trata-se das lojas do Baú da Felicidade, que fazia parte do Grupo Silvio Santos.
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Inaugurada em setembro de 2007, as lojas que eram do dono do SBT tinha surgido como uma opção frente a própria Casas Bahia e Ponto Frio, que concentravam as vendas de eletrodomésticos na época.
A rede em poucos anos já contava com mais de 120 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, mas o dono do SBT, em 2011, afirmou que essa marca não teria condições de concorrer com as rivais do mesmo ramo.
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Para evitar o acúmulo de dívidas, as lojas do Baú da Felicidade foram compradas pela Magalu, que se tornou dona dos 121 pontos de venda e se tornado, na época, o segundo maior grupo varejista do país.
A compra foi avaliada em R$ 83 milhões de reais e assim, a Magalu adicionou mais de R$ 3 milhões de clientes para a sua base de cartões.
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“As lojas do Baú estão localizadas em pontos comerciais estratégicos, com foco na classe C, mesmo público-alvo das lojas do Magazine Luiza”, destacou na época.
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Fora isso, a transação fez parte de uma reestruturação definida pelo Grupo Silvio Santos para amenizar os impactos da venda de outro empreendimento, o banco Pan Americano, vendido para o BTG Pactual.
Ainda de acordo com o portal, essa venda ocorreu após a descoberta de uma fraude contábil, que gerou rombo de cerca de R$ 4 bilhões (US$ 2,5 bilhões) na instituição financeira.
EMPRESA EM EXPANSÃO?
De acordo com o portal G1, a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) saiu em março de 2013, por unanimidade.
Segundo declarações de Frederico Trajano, até então, diretor-executivo de marketing e vendas da rede, e que atualmente atua como CEO da varejista, outras 35 unidades da antiga rede de Silvio Santos passariam a funcionar no modelo de loja virtual no período de outubro daquele ano.
As outras 70 lojas do Baú seriam mantidas sob a mesma bandeira até janeiro do ano de 2012, quando adotariam o nome do Magazine Luiza, mudança que marcaria de vez o fim e o adeus da marca Baú.
Essa movimentação ocorreu ao mesmo tempo em que a varejista dava outros passos de integração da Lojas Maia, adquirida no ano de 2010.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MAGALU NO CENÁRIO ATUAL?
Atualmente a Magazine Luíza, mais conhecida como “Magalu“, de longe, é uma das redes mais consolidadas do mercado varejista.
Inclusive, vale dizer, que mesmo durante o período mais crítico da pandemia, ela foi a que mais se destacou em medidas para conter a crise e ajudar o mercado nacional.
Segundo o Diário do Comércio, a Magalu, indo pela contramão da maioria das empresas varejistas que acabaram fechando e demitindo funcionários na época, conseguiu até aumentar suas vendas durante esse período difícil.
Em maio de 2020, mesmo com as lojas físicas fechadas, as vendas cresceram 46% em comparação com o mesmo período do ano de 2019 por meio do seu e-commerce.
QUANDO A MAGALU FOI FUNDADA?
A Magazine Luiza, uma das principais varejistas do Brasil, foi fundada no dia 16 de novembro de 1957, com sua sede em Franca, interior de São Paulo.
No ano de 2022, de acordo com a Isto É Dinheiro, a Magalu liderou o ranking do segmento, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões, ficando à frente do Assaí (R$ 5,82 bilhões), Americanas (valor de R$ 5,61 bilhões), Casas Bahia (R$ 5,60 bilhões), e, fechando o top 5, o Atacadão (R$ 5 bilhões).