O BB se envolveu em uma compra colossal e para aniquilar a Caixa Econômica Federal
O Banco do Brasil, sem dúvida alguma, é uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Sempre em busca de melhorias e mais clientes, a companhia fez uma compra colossal para aniquilar a Caixa Econômica Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, o BB estourou os cofres e realizou a aquisição de carteiras do BV (antigo Votorantim). A compra girou em torno de R$ 395,427 milhões, segundo informações do portal G1.
Vale lembrar que, as negociações que ocorreram em julho de 2020, foram expostas por meio de um comunicado a respeito das transações com partes relacionadas, visto que o Banco Votorantim é controlado pelo Banco do Brasil e a família Ermírio de Moraes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o BB, o negócio com o Votorantim se dá pela ‘sinergia estratégica entre as instituições’. Existe também uma cláusula de recompra de operações liquidadas de forma antecipada pelos devedores, inadimplentes ou objeto de falhas/vícios de contratação.
Por meio de um comunicado, o Banco do Brasil escancarou a situação. “Os procedimentos e medidas adotadas seguem os padrões do mercado de cessões de créditos”, iniciou o banco.
“Sendo formalizadas por intermédio de contratos de cessões de direitos creditórios e validadas e liquidadas na C3 (central de registro de contratos de crédito) a preço de mercado”, completou a nota da instituição financeira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
É válido dizer também que, as operações consistem em cessão de direitos creditórios com retenção substancial dos riscos e benefícios. O BB relatou que a existência da coobrigação assumida pelo BV prevê o pagamento dos vencimentos mesmo com a inadimplência da carteira, com mecanismo de “first loss”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o Banco do Brasil foi criado?
Segundo informações do portal ‘Mundo Educação’, o primeiro Banco do Brasil, foi fundado em 1808, e também foi o primeiro banco da história de Portugal e do Império Português, porém a instituição faliu após a Família Real confiscar os fundos e retornar a Portugal. Assim, o Segundo Banco do Brasil (atual) foi fundado pelo Barão de Mauá, em 1851.