Tudo sobre o triste dia em que gigante varejista, após compra pela gigante Casas Bahia, acabou dando adeus
Muita gente não chegou a conhecer, mas a Ultralar era uma gigante rede de lojas de departamentos. A empresa foi fundada no ano de 1956 por Ernesto Igel. Na época em que foi criada, ela foi uma das pioneiras no setor de grandes magazines.
Inclusive, surgiu com um grande objetivo da própria Ultragaz, que era popularizar de uma vez o fogão, que até então, era algo bem raro nas casas do Brasil. E se o fogão começasse a ser comum, impulsionaria o negócio principal, que era o botijão de gás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, em 1956, a gigante varejista surgiu como um braço direito da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, que em 1938 deixou de ser uma empesa regional para atuar em todo o país como Ultragaz.
Porém, como o número de fogões a gás ainda era muito pequeno, Ernesto Igel, dono da empresa Ultralar, também começou a produzir e comercializar através de suas próprias lojas.
E foi na década de 90 que o Grupo Ultra começou a desenvolver unidades fora do negócio principal, distribuir gás e incluir nesse processo as lojas Ultralar com 44 lojas espalhadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que foram vendidas ao Grupo Susa Vendex. Na mesma época que um programa começou a modernizar a Ultralar e começou a se chamar Ultralar & Lazer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2000, cerca de 17 lojas da empresa sentiram o reflexo de determinadas mudanças do mercado e começaram a ter problemas econômicos. E Paulo dos Santos, tentando evitar uma possível falência da gigante varejista, entrou em negociação com lojas como Ponto Frio e Casas Bahia para conseguir vendê-la.
Porém, a venda não deu certo e em maio do mesmo ano, foi decretada a falência da empresa, tendo a maioria de seus pontos adquiridos pela própria Casas Bahia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Regras do INSS em vigor para 2025 garantem aposentadoria aos 55 anos a milhares em apenas 2 passos
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
Quais são as maiores varejistas do Brasil?
A lista do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) reúne as empresas com melhor faturamento no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Grupo Pão de Açúcar. Faturamento R$ 76,933 bilhões.
- Carrefour. Faturamento R$ 42,701 bilhões.
- Walmart.
- Lojas Americanas.
- Magazine Luiza.
- Grupo Boticário.
- Raia Drogasil.
- Cencosud.