Chrysler Brasil foi a montadora que tentou engrenar no Brasil e terminou vendida para a Volkswagen
Ao longo da história dos carros no Brasil, muitas montadoras novas surgiram e muitas outras deixaram de existir no processo. E hoje iremos falar de uma que chegou como queridinha e acabou sendo vendida para a Volkswagen.
A montadora em questão é a Chrysler do Brasil, que tinha como origem a Chrysler Corporation (atual Stellantis North America). A empresa chegou no país em 1967, após adquirir o controle acionário da francesa Simca. Assim, ela desenvolveu os modelos Simca Esplanada e Regente, mas, depois passou a criar os próprios modelos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa ficou no Brasil até 1981, onde segundo o G1, teve suas ações vendidas para a Volkswagen. A ideia da empresa alemã era comprar e eliminar concorrentes e por conta disso, pouco depois de ser comprada, a Chrysler Brasil foi extinta pela montadora no país.
Mas, em 1998, a Chrysler voltou a operar de novo no Brasil. Ela se instaurou aqui no mesmo período de grandes montadora como Toyota, Honda e Renault. Na segunda passagem, ela recebeu um investimento de US$ 315 milhões (ou R$ 1,5 bilhão na cota atual) para produzir veículos e tinha capacidade para 40 mil veículos/ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, também segundo o G1, a picape Dakota que foi escolhida para chamar clientes, não agradou e acabou não vendendo nem 5 mil unidades ao ano. Os problemas de venda, resultaram na venda da empresa americana para o fundo de investimento Cerberus por US$ 7,4 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Caixa, BB e + atingidos: Decreto do Banco Central traz terror para quem tem R$10 mil na poupança hoje
● Novo decreto armado pelo Banco Central diz o que vai acontecer com R$1 mil na poupança Caixa em 2025
● Mais de R$1412 garantidos em 2025: INSS confirma vitória mais aguardadas aos aposentados nesta quinta (19)
Chrysler está tentando resurgir?
Hoje, sob o comando da Stellantis, que é resultado da fusão da Fiat-Chyrsler Automobiles com o Grupo PSA, Chrysler pode voltar ao mercado. Segundo o Motor1 é um desejo da montadora em relançar as marcas, mas, ainda não se sabe se todo o seu portifólio vai ser produzido. Hoje a Stellantis é dona da Abarth, Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Maserati, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Citroën, DS, Opel, Peugeot, e Vauxhall.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual motivo da VW baixar os preços?
A Volkswagen acaba de fazer um anúncio surpreendente que poderá ajudar muitos clientes que pensam em comprar um carro da marca. A montadora alemã derrubará o preço de um de seus veículos mais requisitados, a fim de ganhar na concorrência contra a Chevrolet.
O T-Cross 2024 chegará ao Brasil com o modelo mais simples sendo mais barato que o Tracker, que é o seu principal concorrente no mercado. Com a lista de preços divulgada, é possível verificar que o valor da VW sai mais em conta para quem quer economizar.
De acordo com o Autoesporte, o valor de entrada do novo T-Cross será de R$ 118.990. Já o modelo 200 TSI vai R$ 138.990, enquanto a versão Comfortline 200 TSI foi reajustada para R$ 154.990.