FIM DE LINHA

Falência, prisão do dono e comprada por rival: O fim trágico de 3 montadoras de carro gigantescas após anos

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Montadoras gigantes tiveram fim trágico e inesperado por todos (Foto: Internet)

Montadoras gigantes tiveram fim trágico e inesperado após anos de atividade

O mundo automotivo é um cenário dinâmico e competitivo, onde o nascimento e a extinção de marcas e montadoras são eventos comuns.

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Nesse contexto, várias montadoras têm sucumbido à intensa concorrência na indústria automobilística.

Abaixo confira 3 montadoras que tiveram um fim trágico após anos: 

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De Tomaso: A Itália é reconhecida como um berço de marcas esportivas renomadas, que continuam prosperando, como Ferrari, Lamborghini, Maserati, Alfa Romeo e Pagani.

No entanto, no cenário das que não resistiram ao tempo, a De Tomaso se destaca como uma das mais notáveis. Fundada pelo ex-piloto argentino e empresário Alejandro De Tomaso, a marca alcançou grande sucesso nos anos 70 com o icônico cupê Pantera, que vendeu mais de 6 mil unidades.

Apesar de tentar entrar na Fórmula 1 nos anos 60 sem sucesso, a De Tomaso atingiu seu auge ao adquirir a Innocenti, outra saudosa fabricante italiana famosa pela criação da Lambretta.

No início desta década, um empresário italiano tentou reviver a De Tomaso, apresentando protótipos, mas enfrentou problemas legais que resultaram em sua prisão, levando ao triste fim da fabricante.

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Simca: Marca francesa que teve uma presença significativa no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, deixou uma legião de fãs nostálgicos.

Durante esse período, a Simca produziu modelos clássicos como Aronde, 1000 e o luxuoso sedã Vedette, comercializado no Brasil como Simca Chambord. Em 1970, a marca foi adquirida pela empresa americana Chrysler, coincidindo com a descontinuação de seus modelos no mercado brasileiro, o que inspirou até mesmo uma música da banda de rock Camisa de Vênus.

Posteriormente, em 1978, a Simca foi vendida para a PSA Peugeot-Citroën. No entanto, os carros continuaram a ser produzidos sob a marca Talbot, outra extinta marca francesa. Esse episódio marcava o melancólico fim da marca Simca.

Saab: A gigante sueca Saab não teve a mesma sorte que sua rival Volvo, que experimentou um renascimento após a venda para a chinesa Geely.

A época áurea da Saab ocorreu nas décadas de 1970 e 1980, quando estava sob o controle da também sueca Scania. Durante esse período, a Saab lançou o modelo 900, que se tornou um campeão de vendas e obteve sucesso até nos Estados Unidos.

Entretanto, o início do declínio se deu com a venda para a General Motors (GM) em 1989, quando a marca se perdeu no extenso portfólio de marcas do grupo americano. Várias tentativas de evitar a falência falharam no início desta década, marcando o fim da Saab como fabricante de automóveis.

Montadoras foram a falência (Foto: Reprodução/ Internet)

O FUSCA VAI VOLTAR?

O Fusca foi um dos carros de maior sucesso no Brasil, por isso muitos entusiastas da Wolkswagen pensam sobre a possibilidade do retorno do modelo.

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Com recriação de automóveis que foram líderes de vendas agora em formatos elétricos, a montadora tem um posicionamento sobre a volta do modelo. Para saber de todos os detalhes, leia a matéria completa clicando aqui! 

O Fusca que conquistou toda uma geração, saiu de linha (Foto: Divulgação)

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: pedro.fonseca@otvfoco.com Minhas redes sociais são:

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