Se você costuma usar o PIX em aplicativos de compras, precisa se atentar nesse alerta urgente do Banco Central
No último dia 19 de setembro, o Banco Central emitiu um comunicado para dezenas de pessoas que usam o PIX, gerando um choque em todos os brasileiros.
Isso porque a entidade identificou o vazamento de cadastros em uma grande loja online, que faz sucesso e bate recordes de acessos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘G1’, o Banco Central comunicou o vazamento de dados de 150 cadastros feitos na Shopee, no dia 19 de setembro deste ano.
As informações são todas vinculadas a chave Pix, portanto não são consideradas sensíveis. Os dados foram o nome, CPF, agência, instituição financeira e o número do celular.
Veja o que disse o Banco Central
O Banco Central informou, em uma nota oficial de alerta para todos os brasileiros, que identificou falhas pontuais em sistemas da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Banco Central do Brasil (BC) vem a público informar a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Shopee, em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”, destacou.
Em seguida, confirmou que todos os dados vazados foram aqueles disponíveis n PIX, portanto depende da chave que a pessoa usa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
● Apps do Itaú, Nubank e mais com dias contados: Comunicado do Banco Central traz substituto a 212M brasileiros
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, destacou a entidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os afetados receberão notificações
O BC aproveitou para confirmar que as pessoas que tiveram os seus dados vazados receberão uma notificação exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
Esse alerta é para evitar possíveis golpes, de criminosos aproveitando esse momento de instabilidade para tirar dinheiro das vítimas.
Assim, qualquer mensagem sobre o caso através de aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, não é verídica.
Comunicado da Shoepe
Diante do caso a Shopee também emitiu uma nota, revelando que identificaram uma tentava indevida de obter as informações da chave PIX.
Ela se deu na plataforma ShopeePay e permitia que as pessoas vizsalizassem informações dos destinatários e as suas transferências.
“Nossas equipes implementaram medidas de segurança adicionais para esse recurso assim que tomamos conhecimento do incidente”, destacou a empresa..
Em seguida, reforçou que nenhum dado sensível teve o vazamento: “Durante esse período, nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações ou saldos financeiros, foi exposto”.
Por fim, pediu para que os usuários do aplicativo troquem com frequência as senhas e que não usem dados importantes como endereço ou data de nascimento.
Conclusões finais
O Banco Central emitiu um alerta em que preocupou todos os brasileiros, com o vazamento de dados da chave PIX através da Shopee.
Apesar disso, apenas aqueles dados presentes na chave PIX tiveram o vazamento, portanto nenhum considerado sensível.
A Shopee também se manifestou, para tranquilizar seus usuários e pedir para que troquem de senha regularmente. Além disso, não acesse mensagens do caso enviadas em e-mail ou SMS.
Como saber se tem dinheiro no Banco Central?
Muitas vezes as pessoas contam com dinheiro esquecido nas instituições financeiras e não sabem como consultar isso ou como sacá-lo.
Para isso, basta acessar o site com sua conta Gov.br, mas precisa ter nível prata ou ouro no caso de pessoa física, e assim descobrirá se tem dinheiro no Banco Central.