Comunicado oficial crava verdade sobre data do 13º do INSS em 2024
Comunicado oficial chega aos aposentados e crava verdade sobre a data de liberação do tão aguardado 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) neste ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que em 2023, o presidente Lula assinou um decreto que adiantou o repasse anual. Ao todo, cerca de 30 milhões de beneficiários receberam os valores em duas parcelas, pagas em maio e junho. A antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas não constitui uma renda extra para os atendidos pelo órgão. Trata-se puramente do adiantamento de um direito anual.
No entanto, de acordo com o portal EInvestidor, do Estadão, o INSS ainda não decidiu o calendário de destruição dos valores para este ano, e também não há previsão sobre uma possível antecipação do 13°.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ainda não haver um cronograma relacionado ao abono, o Instituto já liberou o calendário de pagamentos referente ao ano de 2024 para pensionistas e aposentados. No total, mais de 39 milhões de benefícios serão pagos pelo INSS, sendo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários.
As datas variam conforme o número final do cartão do beneficiário, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e os pensionistas com benefício com dígito final 1. Já os de dígito final 0 são os últimos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os segurados podem consultar os valores dos benefícios no site ou aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após fazer o login, na tela inicial, o usuário deve clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Quem tem o direito de receber o 13° salário do INSS?
O abono é um direito dos segurados e dependentes da Previdência Social que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE