Tudo o que você precisa saber sobre o comunicado da Anatel com a verdade desvendada do fim da internet pela Claro, Vivo e Tim
A Anatel, mais precisamente a Agência Nacional de Telecomunicações, se trata, em suma, de entidade estatal responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores.
Assim, após um assunto ter dado muito o que falar, nesta segunda-feira (9), vocês saberão tudo sobre comunicado urgente da Anatel, que acaba desvendando a real verdade sobre o fim da internet pela Claro, Vivo e Tim, as maiores operadoras de telefonia do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal LUPA, nos últimos dias, passou a ser compartilhado nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que, após bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil, o empresário Elon Musk poderia cortar o acesso de internet das empresas Vivo, Tim e Claro, que, segundo ele, utilizam os satélites de Musk para fornecer conexão, causando um colapso em todos os serviços que dependem de internet no Brasil.
“A Vivo, a Tim e a Claro usam os satélites do Elon Musk para distribuir internet no Brasil. (…) Uma das opções é ele [Elon Musk] cortar o acesso de internet da Vivo, da Claro e da Tim de todo o Brasil. Ele é o único fornecedor de internet para essas empresas, não tem outro. (…) Aí tranca tudo. GPS acabou, banco, internet, aviação, não funciona mais nada”, diz o vídeo que viralizou.
Bom, a verdade é que esta notícia não passa de uma fake news. Ou seja, não existe motivo para tamanha preocupação por parte dos clientes das empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi informado pela fonte, as operadoras mencionadas no vídeo não dependem de Musk — tampouco da empresa de satélites Starlink — para fornecer internet. A verdade é que, mais de 90% da internet no Brasil — e no mundo —, é conectada por cabos submarinos, e não por satélites, como explica a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
“As operadoras associadas à Conexis prestam os serviços de internet e telefonia por meio de frequências licitadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, disse a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne a Vivo, Claro e Tim e outras empresas e telecomunicação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, se você é mais um dos clientes que entrou em desespero ao saber de tal possibilidade, pode ficar tranquilo, afinal, a notícia divulgada neste vídeo nas redes sociais É FALSA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é a internet residencial mais barata do Brasil?
O plano de internet banda larga mais barato no momento é o Vivo Fibra 300MB a partir de R$ 50,00/mês. A oferta está disponível por tempo limitado em algumas regiões do país.