SUSPENSOS
Facão à solta: Comunicado da ANS chega com SUSPENSÃO de 9 planos de saúde populares e abala clientes
30/07/2024 às 20h24
Clientes são pegos de surpresa com comunicado da ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) envolvendo o fim de 9 populares planos de saúde
No último dia 4 de julho, a ANS informou o cancelamento de 9 planos de saúde. Responsável pelo controle desse tipo de serviço no Brasil, a agência pegou mutos clientes de surpresa. Mas, o motivo da decisão foi esclarecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes, é bom que você entenda o serviço da ANS. Por exemplo, se um plano promete algo ao cliente e não cumpre, caberá ao órgão resolver a melhor punição a aplicar a empresa que oferta o produto. E os planos que vamos citar sofreram com muitas reclamações nos últimos meses e por conta disso, agora sofreram com o cancelamento.
De acordo com informações do site Agência Brasil, os planos cancelados pela ANS foram: Univida Coletivo Por Adesão – Apartamento, Univida Coletivo por Adesão Enfermaria, Univida Coletivo Por Adesão – Enferm C Cop, Univida Coletivo por Adesão Nacional Enferm – Cop, Univida Empresarial III – apto, Diamante, Medical Ind 200, Prime 400 e Rubi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, 9 planos das duas operadoras citadas, foram barrados. Acontece que elas tiveram muitas reclamações no primeiro trimestre deste ano. A proibição da venda começou a valer desde o dia 9 deste mês.
Acredita que 14.063 beneficiários foram protegidos com a medida. Vale destacar que a ANS pode liberar a comercialização desses planos de saúde no futuro, mas, para isso, as operadoras vão precisar apresentar uma melhora no resultado no monitoramento. Cabe destacar que haverá oportunidades para as empresas melhorarem seu atendimento e assim, terem os serviços liberados. Ao menos por enquanto, é um momento de análise por parte do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a cada trimestre, a listagem de planos é reavaliada. Assim, as operadoras que sofreram com alguma proibição por parte da ANS, podem voltar a operar se mostrarem que não apresentam mais riscos à assistência à saúde, são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os planos para novas comercializações.
O QUE FAZ A ANS?
Conforme informações do Governo Federal, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelos planos de saúde no Brasil. Logo, toda operadora de plano precisa obedecer às normas do órgão. Caso não cumpra o que se espera, pode sofrer com cancelamentos, como o caso citado acima. Hoje no país há inúmeras empresas especializadas nesse setor. Você como consumidor pode escolher ao que se adequa ao seu bolso e não precisasse preocupar, a ANS está cuidando para que você seja atendido corretamente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 35M beneficiários na mão: Falência de plano de saúde popular de idosos 60+ gera tensão em 2024
● “Poderá ter o plano cancelado”: Nova lei da ANS entra em vigor e traz 2 alertas emergenciais a beneficiários
● Fim de plano da Unimed: Encerramento de serviço crucial e comunicado urgente aos clientes
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]