Banco Central confirmou grande notícia
O Banco Central do Brasil tem a função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda. Além disso, tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros e câmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro.
Dessa vez, viemos falar a respeito de 3 notícias relacionadas ao Banco Central que trouxeram um grande impacto aos brasileiros. No mês de agosto, eles anunciaram o lançamento do real digital, a representação digital tokenizada da moeda brasileira, será chamado Drex.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Valor Investe, o Banco Central fez testes com 16 consórcios do protótipo da moeda brasileira digital. A expectativa é que seja testado com consumidores apenas entre o final de 2024 e início de 2025. Vale lembrar que o anúncio chocante causou algumas dúvidas.
Isso porque muitos acham que o Drex representa o fim do real, mas o Banco Central nega isso e ressalta que é uma nova moeda somente para o âmbito digital. Aliás, existem pelo menos quatro projetos de lei em andamento na Câmara dos Deputados para acabar com a circulação de dinheiro em espécie no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal R7, as propostas sugerem o uso exclusivo dos meios eletrônicos para transações financeiras. A ideia une deputados de diversos campos ideológicos. Vale lembrar que os especialistas apontam para a queda na emissão de novas cédulas, após o lançamento oficial do Drex.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como foi a convocação geral das instituições financeiras?
A respeito da convocação geral dos bancos é que as instituições financeiras é que a Caixa e o Banco do Brasil realizaram as primeiras transferências entre bancos públicos utilizando o Drex. Segundo o G1, a operação envolveu o envio de reservas bancárias em um ambiente de testes do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE