Após inspeção da VISA, ANVISA proibiu comercialização de carnes congeladas em supermercados em Minas Gerais
É sempre importante prestar atenção em todo que compramos nos supermercados, principalmente alimentos perecíveis e congelados, desde a data de fabricação até validade do mesmo, informações que a Anvisa preconiza na rotulagem nutricional.
Um caso que aconteceu em Agosto deste ano, por exemplo, segundo a vigilanciasanitaria.sc.gov.br, após denúncias, a diretoria de vigilância sanitária em alimentos – VISA e a vigilância ambiental do estado de Minas Gerais, constatou incoerências nas informações constantes na rotulagem de produtos cárneos congelados sob a marca Rei das Carnes Gourmet.
Erro grave e comunicado de risco: Marca de carnes muito vendida no Brasil é proibida pela Anvisa – Foto: ReproduçãoFoi constatado indícios de que o estabelecimento responsável pela fabricação e comercialização dos produtos não se encontrava regularizado, assim como os padrões higiênico-sanitários eram desconhecidos. Desta forma os produtos cárneos congelados, que não tem informações de preparo entre outras, acabam sendo considerados de origem clandestina.
O que aconteceu com o fabricante das cárneos congeladas?
A ANVISA por meio de publicação da resolução-re nº 3.136 de 21 de Agosto de 2023, D.O.U de 22/08/2023, foi proibido a comercialização, distribuição e o uso dos produtos cárneos congelados da marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes), que é fabricado pela empresa Cooperativa pecuária Holambra, Supermercado Rei das Carnes Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o dato momento, não foi constatado a liberação por parte da ANVISA em relação as não conformidades encontradas, no qual a empresa poderá retomar a fabricação e comercialização das cárneos congeladas de maneira dentro dos padrões sanitários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE