Comunicado oficial do BC faz com que nova lei do Pix tenha 3 atitudes decisivas para taxação
O Pix surgiu no final de 2020 como uma nova medida do Banco Central para facilitar pagamentos e transações entre contas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia gerou uma qualidade financeira em transações e pagamentos para os brasileiros que fez com que as pessoas passassem a usar apenas o pix para tudo.
Uma das maiores vantagens do Pix é que ele é totalmente de graça e as pessoas gostam muito de usar ele justamente por isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, segundo o Banco Central, 3 atitudes podem fazer com que vocês tenham que ser taxados no Pix.
Em regra, não há cobrança de tarifas para pessoas físicas para fazer ou receber um Pix. Só pode ter cobrança se o cliente:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ao fazer um Pix: o utilizar canais presenciais ou por telefone, mesmo com outros disponíveis;
- Ao receber um Pix: estiver recebendo dinheiro com fins comerciais; ultrapassar 30 Pix por mês; receber com QR Code dinâmico ou QR Code de um pagador pessoa jurídica.
Essas regras não se aplicam a transações de retirada de dinheiro, as quais possuem regras específicas (8 transações gratuitas por mês, incluindo as operações de saque tradicional).
COMO CONSULTAR MEU CPF NO BANCO CENTRAL?
Você pode obter seus relatórios , de forma prática e segura, por meio da internet, acessando diretamente o sistema Registrato – Extrato do Registro de Informações do Banco Central.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
Entre no site do BC e digite seu CPF (Caso não tenha conta no sistema Gov.com ou precise recuperar sua senha, digite seu CPF na página de acesso e insira os dados pessoais solicitados) Digite sua senha do Gov (a mesma utilizada para acessar a carteira de habilitação digital ou carteira de vacinação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.