O Banco Central surpreendeu ao fazer um importante comunicado a respeito do substituto do cartão de crédito. A notícia ganhou força e deixou os clientes em choque
O Banco Central tem a função de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade. Dessa vez, no entanto, falaremos a respeito de um comunicado da autarquia que acabou se pronunciando sobre o possível fim do cartão de crédito.
Vale lembrar que durante muitos anos, o cartão de crédito foi uma ferramenta muito utilizada em todo o mundo. Isso porque os consumidores têm a possibilidade de parcelar suas compras e isso pode ser visto como um socorro na hora da emergência. Entretanto, nos últimos meses surgiram rumores a respeito de um adeus ao cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, falou sobre o assunto no ano passado, segundo informou o portal Terra. Na ocasião, ele deu uma opinião ante a possibilidade de obter crédito através do Pix de maneira mais simples e com menos taxas do que no método tradicional. Isso vem sendo visto como um novo facilitador na vida do consumidor.
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse Campos Neto. Na ocasião, ele falou que o Banco Central estuda mudanças na utilização do cartão de crédito.
A ideia do Banco Central é que, futuramente, cada pessoa tenha instalado em seu smartphone um aplicativo que irá integrar bancos, com o sistema chamado open finance. Isto é, não será necessário ter mais de um aplicativo de instituições bancárias para acessar suas contas e fazer transações — todas as informações serão concentradas em um único lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o Pix, que se tornou o método de pagamento mais usado pelo brasileiro pouco tempo depois de ser lançado, já oferece a possibilidade de fazer compras na modalidade crédito. Com a integração do open finance e Pix no crédito, a necessidade de usar os cartões de crédito deixa de existir. A mudança pode ser impulsionada com os baixos custos da transação.
Para a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o consumidor seguirá tendo diversas opções de meios de pagamento à disposição, adequadas a diferentes realidades e situações, e tendo o poder de escolher qual delas oferece a experiência mais conveniente. Além disso, eles citaram as várias inovações propostas pelo cartão de crédito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
Qual o maior banco do mundo?
Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros. Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões de clientes corporativos. Além disso, o mesmo já está presente em mais de 46 países e possui o patrimônio de 239.5 bilhões de dólares.