Tudo sobre o comunicado oficial do INSS confirmando a canetada de Tebet que atinge salário dos idosos 60+ e todos precisam saber
A título de informação, o INSS é uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes. Por isso, ele garante direitos aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Assim, com direito a canetada da Ministra Simone Tebet, nesta quarta-feira (7), vocês saberão tudo sobre o comunicado oficial do INSS que confirma revisão histórica, atinge salário dos idosos 60+ e todos precisam estar atentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, segundo o portal GOV.BR, foi informado que a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou hoje, durante o programa “Bom Dia, Ministra”, as diretrizes do programa de revisão de gastos do governo federal, que está sendo coordenado pelo MPO.
A responsabilidade fiscal com justiça social é a determinação do presidente Lula e o equilíbrio que a equipe econômica procura, disse a ministra, que foi entrevistada por radialistas de várias regiões do país.
Foi explicado pela Ministra que o Brasil precisa cortar gastos, mas esse corte será feito em fraudes, erros e irregularidades em um primeiro momento. Depois, quando forem necessárias reformas estruturantes, elas serão feitas sem comprometer áreas essenciais, como saúde e educação, e sem afetar programas inclusivos como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O grande exercício, e fazemos isso com muito carinho porque por trás desses números existem pessoas, existem crianças dormindo com fome, é equilibrar, é não gastar demais a ponto de depois o mais pobre comprar comida mais cara, mas também não gastar de menos. Essa é a determinação do presidente Lula”, disse a ministra.
“Nós vamos ter que cortar gastos, é verdade, mas nós vamos cortar gastos naquilo que efetivamente está sobrando: fraude, erros, irregularidades. Na hora que tivermos que cortar, nós vamos reestruturar alguns programas. Nós temos que fazer reformas estruturantes para poder ter para aquilo que mais precisa, onde mais é preciso, como educação e saúde”, explicou Tebet.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
● Aposentadoria imediata hoje (23): 15 doenças garantem aposentadoria sem fila pelo INSS em apenas 9 passos
● INSS confirma saque de R$ 1412 hoje (23) e mais 3 presentões aos aposentados antes de 2025
Que abrangeu sobre o BPC, benefício concedido pelo INSS: “Estamos analisando suspeitas no INSS, de concessão irregular de benefícios, mas não vamos acabar com o BPC. Muito pelo contrário, pois o BPC é uma política sagrada para quem precisa, para aposentados que não conseguiram contribuir para a Previdência e para pessoas com deficiência”, acrescentou a ministra do Planejamento e Orçamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o INSS, por meio do seu Instagram oficial, fez um comunicado anunciado a revisão do BPC, que será confirmada por meio do aplicativo MEU INSS aos beneficiários.
“Pelo aplicativo Meu INSS é possível consultar se precisará passar por revisão ou fazer inscrição no CadÚnico”, disse o comunicado do INSS.
O que é o BPC?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Tem direito ao BPC a pessoa idosa que:
- tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.
- tiver 65 anos ou mais;
- for brasileiro nato ou naturalizado;
- tiver nacionalidade portuguesa.