Liberação de 2 benefícios com mais de 1 mil e comunicado oficial
O INSS emitiu um comunicado oficial com a liberação de dois benefícios com mais de R$ 1 mil que chega para salvar milhões de brasileiros.
De acordo com informações do próprio portal do INSS no Instagram, as pessoas que tem câncer tem alguns benefícios do INSS e isso pode ajudá-las bastante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Instituto, quem tem essa doença tem o direito a dois benefícios do INSS, claro que você tem que escolher por um deles para aderir:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Benefício por incapacidade temporária (Auxílio Doença)
Segundo o portal, é importante você ter toda a documentação médica necessária para dar entrada com a documentação e conseguir esses benefícios.
COMO FUNCIONA OS BENEFÍCIOS DO INSS PARA QUEM TEM CÂNCER?
De acordo com o portal do Governo, a aposentadoria por invalidez é gerada por meio do requerimento de auxílio-doença. E como todos os benefícios citados anteriormente, só é concedida após análise da perícia médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pessoas que já recebem o benefício têm a chance de solicitar o acréscimo de 25%. Mas atenção, só é possível receber quando o enfermo necessita de acompanhamento para realizar atividade diárias como tomar banho, ir ao banheiro, vestir-se, cozinhar e limpar.
Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido quando o cidadão comprova os requisitos de baixa renda, de deficiência e de idade, conforme a Lei n° 8.742.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BPC tem valor de um salário mínimo, e é pago mensalmente, destinando-se a pessoas idosas com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência (de qualquer idade) que não tenham condições de se sustentarem sozinhas ou de serem mantidas por suas famílias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O benefício por incapacidade temporária, que antes da reforma da Previdência era chamado de auxílio-doença, é concedido para quem está impedido de trabalhar temporariamente devido a uma doença ou a um acidente, que pode ou não ser relacionado com o emprego.
O trabalhador com carteira assinada recebe da empresa nos 15 primeiros dias e deve fazer a solicitação ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir do 16º dia, quando o governo passa a ficar responsável pelo pagamento.
Já o contribuinte individual (autônomo), facultativo, avulso e doméstico pode entrar com o pedido no INSS assim que sofrer a incapacidade.
Para trabalhadores com carteira assinada, o auxílio-doença é pago pelo INSS se o período de afastamento for superior a 15 dias seguidos ou de 15 dias em um intervalo de 60 dias.