VÃO COMEMORAR
Comunicado OFICIAL do INSS: Milhares de trabalhadores têm direito a benefício e precisam saber
10/09/2023 às 9h30
INSS libera boa notícia para essa classe de trabalhadores
O Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, que é responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas, tem uma grande notícia para uma classe específica de trabalhadores. Talvez eles não saibam que têm todos os seus direitos, e hoje falaremos sobre eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de trabalhadores rurais que, conforme informações expostas pelo Ministério da Previdência Social, através do portal do Diário Oficial da União, existem hoje mais de 30 milhões de trabalhadores que trabalham em lavouras em zonas rurais. E esses têm todos os mesmos direitos que os aposentados e pensionistas do INSS.
Os direitos que esses trabalhadores rurais podem ter acesso são: Aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa lista constam diaristas na agricultura, pecuária ou pesca, trabalhadores avulsos ou segurados especiais que abrangem, além dos agricultores e pescadores artesanais, os extrativistas vegetais, indígenas e quilombolas que trabalham na agricultura.
Além disso, essa classe de trabalhadores rurais podem solicitar seus benefícios ao INSS pela central de serviços Meu INSS (aplicativo para celular ou em meu.inss.gov.br). Caso possua limitações quanto ao uso da tecnologia, é possível também fazer o pedido pelo telefone 135 ou por meio das entidades conveniadas que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o INSS, tais como prefeituras municipais, entidades de classe, como sindicatos de trabalhadores rurais, e colônias de pescadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o tempo de contribuição para aposentadoria?
Para a aposentadoria por idade, a idade mínima é de 57 anos para mulheres com 30 anos de contribuição e 60 anos para homens com 35 anos de contribuição. No entanto, as regras podem variar dependendo da regra de transição escolhida.
Além disso, o cálculo do benefício agora leva em conta a média de todos os salários de contribuição, em vez de apenas os 80% maiores, o que afeta diretamente o valor final da aposentadoria. É essencial que os brasileiros estejam cientes dessas mudanças e planejem suas finanças de acordo para garantir um futuro seguro na terceira idade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Enxurrada de folgas: Feriado PROLONGADO dia 22/11 chega em SP e RJ para salvar CLTs
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]