Alerta de golpe envolvendo o PIX atinge inúmeros clientes e Nubank emite comunicado de segurança
Nubank crava comunicado de emergência para milhares de seus clientes com um alerta urgente de segurança contra uma nova onde golpes e fraudes que vem acontecendo nos últimos meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a fintech publicou em seu próprio portal dicas de como identificar golpes digitais e se proteger de fraudes. Conforme as informações do site, são 2,8 mil tentativas de fraude por minuto no Brasil.
Desse modo, a financeira cravou algumas dicas de proteção contra um golpe em especial. O tão popular golpe da falsa central de atendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para aqueles que não sabem, essa fraude começa com uma abordagem que acontece fora do ambiente do aplicativo do banco. O primeiro contato pode ser por telefone, SMS, e-mail ou redes sociais.
Neste golpe, um suposto funcionário da central de atendimento entra em contato. Podem dizer que são da sua instituição financeira, da loja na qual você é cliente ou qualquer outra empresa com a qual você tenha relação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse contato geralmente tem um tom alarmista: eles informam que há algum problema grave com a sua conta, ou que alguma transação suspeita foi identificada, e que é necessário realizar alguma ação para resolver a questão.
No caso do SMS, a mensagem pode simular uma tentativa de compra negada, com um número de telefone para que a própria vítima faça uma ligação. O problema é que o telefone é falso e cai direto na chamada com os golpistas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“E é aí que acontece o golpe: o senso de urgência somado à cordialidade e ao uso de termos técnicos pelo suposto atendente induz a vítima a fornecer dados sensíveis, efetuar alguma operação financeira ou instalar um vírus ou outro programa que dê ao criminoso o acesso remoto ao celular e aos aplicativos de banco, por exemplo.”, informa o banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, a financeira relembra seus clientes, que o Nubank nunca liga para confirmar transações suspeitas no cartão ou envia mensagens para solicitar que o cidadão compartilhe a senha ou qualquer código de segurança.
“Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para anular uma transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe”, afirma o Nu.
Sendo assim, o banco alerta que se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão), desligue imediatamente. O mesmo vale caso te peçam para fazer alguma transferência.
Desconfie também de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking. Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas.
Qual é o limite do cartão de crédito Nubank?
Não há valor mínimo para a nova função do cartão de crédito do Nubank, mas o ‘teto’ é de R$ 5 mil. O valor comprometido para gerar mais limite, além disso, não pode ser resgatado pelo correntista a qualquer momento e fica reservado até o pagamento da fatura.