Decreto oficial
Decreto do Banco Central: Comunicado do Serasa crava 3 alertas urgentes da poupança e atinge a Caixa, BB e +
20/04/2024 às 0h24
Um comunicado sobre decreto do Banco Central crava alertas as poupanças da Caixa, Banco do Brasil e outras instituições financeiras
O Serasa transmitiu um comunicado oficial do Banco Central que cravou os 3 alertas mais urgentes da conta poupança do Banco do Brasil, Caixa e outras instituições financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a poupança, por mais que a cada dia que passa ela esteja entrando em desuso, muitas pessoas ainda buscam essa opção para conseguir juntar dinheiro.
De acordo com informações do Serasa, conta poupança é uma das formas mais simples de guardar dinheiro. Também conhecida como caderneta de poupança, é um dos investimentos mais tradicionais e populares no Brasil, devido ao baixo risco para quem quer juntar dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela se diferencia da conta corrente, na qual a maioria das pessoas recebe o salário, faz pagamentos e pode manter um cartão de crédito vinculado à conta.
A conta poupança (ou caderneta de poupança) tem movimentações bem restritas. Isso porque ela foi criada para guardar dinheiro, não para fazer pagamentos no dia a dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia é que o consumidor deposite quantias de forma recorrente, que rendam ao longo do tempo (por conta do acréscimo de juros).
O Banco Central é que regulamenta a poupança e define quanto o investidor receberá pelo dinheiro guardado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Segundo a instituição, a conta poupança é “uma conta que tem como característica principal o propósito de estimular a economia popular, permitindo a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos mensalmente”.
Assim, como ela foi criada para poupar o dinheiro, não para movimentar, não se pode receber o salário nesse tipo de conta.
A movimentação permitida é mais básica. Segundo a Resolução n. 3.919, de 25 de novembro de 2010, o usuário da conta poupança pode mensalmente:
- fazer dois saques (em guichê de caixa ou terminal de autoatendimento);
- fazer duas transferências (para conta de depósitos de mesma titularidade);
- tirar dois extratos (contendo a movimentação dos últimos trinta dias).
Banco Central determina que não pode haver nenhuma cobrança de taxa de abertura ou tarifa de manutenção na conta poupança. Preste atenção e, se perceber alguma cobrança indevida, procure o banco para entender o que está acontecendo.
Além disso, os rendimentos da caderneta são livres de Imposto de Renda.
É possível ter conta poupança mesmo se estiver negativado. No entanto, os bancos não são obrigados a abrir ou manter a conta poupança para todos os consumidores.
Então, eventualmente, dependendo da política interna, do momento do banco ou da economia do país, é possível uma instituição se recusar a abrir a conta poupança, mesmo para consumidores que estejam sem restrição no CPF.
As principais vantagens da conta poupança são:
- facilidade de abertura;
- facilidade de compreender como funciona e utilizar;
- ser livre de taxas e impostos;
- estar disponível para menores de idade;
- ter alta liquidez (saques a qualquer momento);
- ser garantida pelo FGC.
As principais desvantagens da conta poupança são:
- baixo rendimento (em comparação com outros tipos de investimentos);
- o rendimento pode ser nulo (caso o saque seja feito antes da data de aniversário do depósito);
- risco de perder valor ao longo do tempo (por conta da inflação).
O QUE FAZ A SERASA EXPERIAN?
A Serasa Experian atua como Autoridade Certificadora, emitindo certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas. O Serasa Crédito é uma plataforma online gratuita que permite buscar ofertas de empréstimo, conta digital e cartão de crédito de empresas parceiras, como bancos e fintechs.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]