A empresa cravou um comunicado gera expondo a situação aos brasileirão que já não sabem mais o que fazer após se afundarem e dívidas
O Serasa é um dos principais órgãos de proteção ao crédito dos brasileiros. Dessa forma, quem por algum motivo não quita seus débitos acaba com o nome sujo na empresa. O que muitas vezes não é culpa do cidadão, isso porque a atual situação financeira no país está cada dia mais difícil e tem gerado cada vez mais endividamentos.
Porém, se o seu nome foi parar na lista do Serasa e acabou ficando sujo, é essencial manter a calma e não se preocupar tanto. O motivo? Acontece que foi anunciado um comunicado geral para todos os brasileiros que possuem dívidas há mais de 60 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a empresa de análises e informações para decisões de crédito, uma dívida com mais de 60 meses, ou seja, uma dívida prescrita, ainda pode ser cobrada ao devedor. Mas, conforme o portal ‘SOS Consumidor’, esse tipo de débito não pode ser cobrada de forma concreta.
Assim, aqueles que tem o nome sujo, precisam saber que a conta a ser paga prescreve depois de 5 anos de vencimento, desde que não tenha sido paga no período. Depois desse tempo, dentro da lei, o devedor não tem nenhuma obrigação de fazer o pagamento do valor do débito.
Todavia, a dívida segue existindo. Mas, ela não poderá mais ser vista como motivo de negação de linhas de crédito ao consumidor. Mas, o seu nome pode até ficar limpo mais uma vez, porém essa dívida ainda pode ser cobrada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo, se você é uma das pessoas que faz parte desse grupo, o melhor a se fazer nesse momento se tata de procurar manter o controle financeiro para evitar que essas contas fujam novamente do controle.
Como limpar o nome no Serasa?
Veja abaixo o passo a passo para resolver pendências
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 – Acesse o Serasa Limpa Nome: entre na plataforma pelo site ou aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store. Você não paga nada por isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Faça seu login: informe seu CPF e senha para entrar no Limpa Nome. Caso ainda não tenha um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada. Ao concluir o login, suas dívidas atrasadas e negativadas aparecerão na tela.
3 – Confira os detalhes da sua dívida: Depois de visualizar sua dívida, clique em “Ver oferta” para conhecer as opções de pagamento disponíveis para você. Aí, é só escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento e a data de vencimento dos boletos, caso queira parcelar seu acordo. Se preferir, você também pode emitir um só boleto e quitar a dívida à vista.
4 – Confirme as condições de pagamento escolhidas: revise o acordo feito e clique em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”. Aí, é só avançar e pronto! Seu acordo de negociação com a empresa credora já está feito.