A Anatel é a responsável por fiscalizar, regular e controlar os serviços de telecomunicações no Brasil
Ocorre que a Claro, Vivo e Tim foram abaladas com o comunicado emergencial da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) diante de pesadelo em 3 gigantes operadoras. Vale destacar que a agência reguladora é responsável por fiscalizar e controlar os serviços de telecomunicações no Brasil.
Por ser um órgão importante e que possui credibilidade, através de um golpe usaram o nome indevido da Anatel para criar uma concorrência entre as operadoras e induzir os clientes a cancelarem os seus planos de telefone e internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Internet e recarga de crédito de graça: Claro chega com 2 liberações para salvar até não-clientes em 2024
Porém, a própria agência reguladora tratou de desmentir e enviar um comunicado urgente alertando os consumidores de acordo com informações do portal G1. Vale destacar que a Claro, Vivo e Tim foram vítimas, assim como os clientes do golpe armado por criminosos.
De acordo com a Anatel, as fraudes envolvem o nome de diversas operadoras, tanto como beneficiadas quanto como prejudicadas. A agência afirmou em dezembro do ano passado. “A Anatel, em nenhuma hipótese, associa-se a empresas do setor ou entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadores de serviços”, afirmou a nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em defesa, as operadoras como Claro, Tim e Vivo se manifestaram através da Conexis, associação que representa as principais operadoras de telefonia do país. “As companhias mantêm o compromisso de proteger a privacidade de seus clientes e a segurança de seus dados pessoais”, destacaram em nota também enviada ao G1.
“Qualquer conduta que extrapole as regras e padrões definidos pela lei são investigadas e, quando aplicável, os responsáveis são efetivamente punidos”, pontuou a Conexi, após a repercussão do ocorrido que acabou assustando milhares de assinantes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO NÃO CAIR NO FALSO GOLPE DA ANATEL?
Nas redes sociais, alguns usuários relataram ter recebido ligações de pessoas que se passam por funcionários da Anatel. Os clientes relatavam problemas de sinais na operadora, onde eram orientados a realizarem a portabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a Anatel relata que não negocia reclamações dos clientes contra prestadores de serviços, nem entra em contato com o mesmos para encaminhar boletos, comunicar sobre valores a receber, tratar de demandas abertas na agência ou solicitar informações.
“Cada consumidor é livre para escolher o seu prestador de serviços de telecomunicações”, diz a agência. Em caso de dúvidas sobre uma oferta, entre em contato com os canais oficiais de atendimento da operadora, seja ela a Vivo, Tim, Claro, entre outras.
QUANTO TEMPO A CLARO ATUA NO BRASIL?
A Claro é uma operadora de telefonia móvel e TV por assinatura, criada em 2003, cuja propriedade pertence ao grupo mexicano América Móvil. De acordo com informações obtidas no próprio site da empresa, em 2019 a NET concluiu seu processo de fusão, tornando-se Claro na razão social e no nome fantasia.
Ela é uma operadora pioneira em 5G e em DSS (Dynamic Spectrum Sharing), tecnologia que permite o uso de frequências já usadas, para aumentar a qualidade da transmissão. A gigante ao lado da Vivo e Tim, faz parte das 3 maiores operadoras do país.