COMO ASSIM?!

Comunicado de Leila Pereira fala sobre venda do Palmeiras e nova SAF no Brasil: “Essa necessidade”

Leila Pereira manda real sobre SAF no Palmeiras (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/CESAR GRECO/ )

Leila Pereira manda real sobre SAF no Palmeiras (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/CESAR GRECO/ )

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leila Pereira, durante sua participação em um podcast, mandou a real sobre venda do Palmeiras e suposta nova SAF no Brasil

Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem testemunhado um aumento expressivo no número de clubes que optam por se transformar em Sociedades Anônimas de Futebol (SAF).

No entanto, no caso do Palmeiras, essa mudança ainda não parece ser uma possibilidade concreta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, a presidente do clube, Leila Pereira, em meio a sua participação no podcast Palmeiras Cast, ainda em março deste ano, não apenas descartou essa possibilidade como expôs o que pensa sobre esse modelo de negócio dentro do futebol.

Leila Pereira crava sobre SAF no Palmeiras (Foto: Reprodução/Montagem/ Cesar Graco)

Sendo assim, a equipe do TV Foco, baseada em declarações dadas por ela por meio desse podcast, bem como informações divulgadas pela ESPN, traz mais detalhes sobre esse fato.

“Não teria essa necessidade”

Em entrevista ao Palmeiras Cast, Leila foi enfática ao afirmar que não pretende propor a transformação do clube em uma SAF durante sua gestão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para o Palmeiras, eu como presidente, jamais proporia a transformação em uma SAF. Palmeiras não é uma empresa, mas é administrado como se fosse uma. Aqui não teria essa necessidade. Não sei no futuro. Presidente do Palmeiras tem muito poder e autonomia, então, se tem um presidente responsável, é possível administrar bem.

A dirigente, entretanto, não condena o modelo e reconhece sua importância para clubes em dificuldades financeiras: “Não sou contra a transformação de clubes em empresas, acho que é o futuro. Não faria no Palmeiras, para deixar claro, mas para determinados clubes eu não tenho dúvida que a solução seria essa”.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leila Pereira no Palmeiras Cast (Foto Reprodução/Montagem/Youtube)

Ressalvas:

No entanto, Leila Pereira também usou a oportunidade para criticar a forma como muitos clubes brasileiros são administrados, destacando a falta de responsabilidade de alguns dirigentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fala da presidente foi motivada pela condenação de Vitorio Piffero, ex-presidente do Internacional, a mais de 10 anos de prisão por estelionato envolvendo as contas do clube:

“Nas minhas andanças por aí, conhecendo outros clubes, fico muito chocada. E aí vejo por que determinados clubes estão em situações horrorosas e que não deveriam estar. Quem sofre é o pobre do torcedor, porque falta essa responsabilidade. Precisaria se responsabilizar os presidentes desses clubes“.

Para Leila, a proliferação de SAFs reflete a incapacidade de muitos clubes em se sustentarem financeiramente:

“E aí aparecem essas SAFs, que só aparecem quando os clubes não conseguem mais se gerir. Felizmente, aqui no Palmeiras eu vivo outro mundo, porque a gente tem responsabilidade. Sempre tive credibilidade no mercado e falei: futebol não vai tirar minha credibilidade”.

Futuro de Leila no Palmeiras:

No dia 24 de novembro, o Palmeiras decidirá seu futuro. Os sócios do clube escolherão entre a reeleição de Leila Pereira, presidente e principal patrocinadora, ou Savério Orlandi, seu concorrente.

Leila, que lidera o clube desde novembro de 2021, já acumula 31 títulos somando todas as categorias e é a mandatária mais vitoriosa da história alviverde.

Savério Orlandi, candidato da oposição do Palmeiras ( Foto Reprodução/ Nino Andrés)

Em entrevista ao O Globo, Leila afirmou que, se reeleita, este será seu último mandato como presidente.

“Gostaria de mais três anos. Depois, não quero mais. Tudo tem um ciclo. Vou continuar no Palmeiras, colaborando com o próximo presidente, desde que ele siga essa nossa linha de profissionalismo”,

Além disso, ela revelou que sua trajetória no futebol trouxe uma nova perspectiva para sua vida.

“Descobri que meu lugar é no futebol. Me sinto à vontade, porque sou a mesma pessoa conversando com você e nas empresas. Por isso me veem com credibilidade”.

Títulos e marca histórica

Desde que assumiu, Leila Pereira conquistou títulos como:

Em 2024, apesar de um ano mais modesto, o Palmeiras venceu o Campeonato Paulista e tem chances de conquistar o tricampeonato brasileiro consecutivo, algo inédito na história do clube.

O que acontecerá com o Palmeiras com o fim do contrato com a Crefisa?

De acordo com o portal Trivella, com o fim do contrato da Crefisa, em dezembro de 2024, Leila confirmou negociações com empresas de apostas esportivas, como a Sportingbet, para assumir o posto de patrocinadora máster:

“Quando comecei a patrocinar o Palmeiras, em 2015, éramos o maior patrocínio da América do Sul. Mas as bets mudaram o panorama dos valores. Estamos em busca de empresas com credibilidade e poder financeiro para honrar seus compromissos”

De acordo com o Poder 360, o clube espera liquidar os R$ 9,3 milhões devidos até o final de 2024.

Leila também defende a criação de um fair play financeiro mais flexível no Brasil e comentou as polêmicas envolvendo John Textor, presidente do Botafogo, após acusações de manipulação no Campeonato Brasileiro de 2023.

“No Palmeiras, criei meu fair play. Se você não consegue pagar em dia as compras de atletas e os salários deles, não pode contratar. Deveríamos começar assim”

“Não posso deixar que diminuam um trabalho fantástico que todos nós — profissionais, atletas, gestão nos esforçamos muito para conseguir. Mas sou uma mulher que olha para frente”

Para saber mais sobre o Palmeiras e suas últimas novidades, clique aqui*

Considerações finais:

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, descarta a possibilidade de transformar o clube em uma SAF durante sua gestão.

A dirigente defende a administração profissional do clube e critica a falta de responsabilidade de outros dirigentes no futebol brasileiro.

Leila também comenta sobre o futuro do Palmeiras após o fim do contrato com a Crefisa e a importância de um fair play financeiro mais flexível.

A presidente busca a reeleição e, se vitoriosa, afirma que será seu último mandato.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile