ALERTA

Comunicado urgente no governo Lula crava alerta aos aposentados do INSS

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Governo Lula crava comunicado para INSS (Foto: Ricardo Sturcket)

Governo Lula pega aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de surpresa e alerta a verdade sobre essa obrigação que todos precisam aderir

Através de seu site oficial, o Governo Federal fez um alerta envolvendo uma obrigação que todos que recebem INSS são sujeitos. Para saber se o beneficiário ainda está vivo, o órgão sempre costuma pedir uma prova de vida. Geralmente há um cruzamento de dados que permite saber essa informação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, às vezes, só a base de dados não é o suficiente, e dessa forma, o aposentado precisa provar que está vivo através do aplicativo Meu INSS ou indo até a agência mais próxima. E o segurado costuma ter um prazo para fazer a comprovação.

E vale lembrar que atualmente essas são as únicas formas de conseguir essa prova. Contudo, recentemente começou a circular um suposto aviso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”. Acontece que essa informação é falsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É importante destacar que, apesar de ter sido previsto em portaria em 2022, o cruzamento de dados para comprovação de vida tem sido feito escalonadamente com outros órgãos governamentais. Isso ocorre porque há necessidade de ferramentas tecnológicas para fazer o batimento de informações”, disse o órgão esclarecendo a informação.

COMUNICADO DO PRESIDENTE DO INSS

A situação até fez o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto se manifestar. Ele destacou que os aposentados e pensionistas não precisam se preocupar com a suspensão do pagamento por falta de comprovação de vida. “Cabe ao INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Para isso, recebemos dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricos, para realizar cruzamento de informações de cidadãos e cidadãs. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo federal”, disse o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ainda destacou que o INSS irá implementar melhoras: “Nós tivemos que optar entre melhorar a fila (de requerimentos) ou desenvolver a tecnologia para fazer da prova de vida. A ferramenta está sendo feita”.

SEGURADOS NÃO PRECISAM SE DESESPERAR

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o site do Governo Federal, uma portaria divulgada pelo Ministério da Previdência Social no dia 8 de março deste ano “decidiu que até 31 de dezembro de 2024 a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUANTOS BENEFICIÁRIOS TEM O INSS?

Hoje o órgão é responsável pelo pagamento de 39 milhões de benefícios. Boa parte deles são de aposentadorias. O governo ainda oferta BPC (Benefício de Prestação Continuada) e auxílio-doença, que hoje se chama Benefício por Incapacidade Temporária.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile