Tudo sobre o fechamento crucial da Magazine Luiza, com comunicado da empresa pegando muita gente de surpresa
Uma das maiores varejistas do Brasil, a Magazine Luiza, cravou um anúncio de fechamento crucial de dois centros de distribuições da empresa. A notícia foi confirmada pela direção da varejista em uma teleconferência de resultados em março do ano de 2023. As informações foram dadas pelo portal ‘Valor Econômico’.
Na ocasião, conforme o que foi divulgado, a Magazine Luiza confirmou o fechamento colossal de 2 centros de distribuição. O primeiro encerramento foi no Sul do Brasil, entre março e abril, e o outro no Nordeste, entre junho e julho. Na época, eles justificaram a decisão como “ajustes na capacidade” da empresa.
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As informações foram passadas por Roberto Belissimo, diretor financeiro e de relações com investidores. O grupo ainda fechou centrais de armazenagem menores, chamadas de “cross docking”, que atuam como pontos de passagem de produtos e distribuição rápida, mas não informou quantas unidades foram encerradas.
Bellissimo ainda disse que o grupo fez “ajustes na sua capacidade na equipe corporativa”, no entanto, não informou número de demissões. A Magazine Luiza despistou ao afirmar em seu balanço que “renegociou contratos, otimizou os investimentos nas áreas de marketing e logística e promoveu ajustes na capacidade de sua operação”.
“Com isso, as despesas com vendas e administrativas foram diluídas em relação às vendas totais em 0,6 ponto percentual, na comparação com o mesmo período do ano passado”, disseram eles. Foram R$ 160 milhões em despesas de reestruturação e integração de negócios de abril a junho.
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É importante deixar claro que tais fechamentos em nada interfere nas demais unidades da empresa. Para quem não conhece a história da empresa, ela foi fundada em 1957 por Luiza Trajano Donato e seu marido, Pelegrino José Donato, com uma loja de outro nome. A fundadora da varejista Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, faleceu neste ano aos 97 anos, por causas naturais.
Por fim, a Magazine Luiza foi pioneira a introduzir um novo modelo de vendas em um período em que não se trabalhava o conceito de comércio eletrônico no Brasil. “Conseguimos ampliar nossa presença física no País e atender à demanda reprimida de uma população que dependia de grandes centros para suas compras”, diz a empresa.
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Quais são as maiores empresas de varejo do mundo?
Segundo informações do site “comschool.com”, estas são as 10 maiores empresas varejistas do mundo, com valores estimados em mais de até US$ 100 bilhões:
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- Amazon (1634,2 bilhões de dólares);
- Alibaba (629,7 bilhões de dólares);
- Walmart (407,8 bilhões de dólares);
- Home Depot (286 bilhões de dólares);
- Nike (222,1 bilhões de dólares);
- Pinduoduo.com (217,9 bilhões de dólares);
- Costco Wholesale (166,9 bilhões de dólares);
- JD.com (138,1 bilhões de dólares);
- Lowe’s (117,6 bilhões de dólares);
- Inditex (92,5 bilhões de dólares).