A Governo trouxe um comunicado que surpreendeu o povo brasileiro. A notícia afirma a real verdade sobre o fim do seguro-desemprego
O Seguro-Desemprego, para quem não sabe, se trata de um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa) das suas atividades laborais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o trabalhador, ele é se trata de um benefício muito importante, visto que vai garantir a proteção do empregado diante de uma possível demissão.
Inclusive, por ter um grau de importância altíssimo, um assunto trouxe muita preocupação aos CLT’s, pois informações divulgadas há algumas semana firmavam o fim do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, muitas dúvidas entre a população aconteceram. No entanto, um comunicado oficial crava a verdade sobre o fim do seguro-desemprego no Governo Lula.
O que aconteceu?
De acordo com apurações do time do TV FOCO, por meio de dados do portal ‘jornaljf’, um rumor surgido nas redes sociais afirmava que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria decretado o fim do seguro-desemprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão teria partido devido elevados custos estimados para 2024, que estariam sendo cotados em mais de R$ 52 bilhões.
A verdade
A real situação por trás disto tudo desmente totalmente que haverá o fim do seguro-desemprego. Ainda segundo a fonte, o governo busca melhorias, com foco total em reduzir os gastos públicos mas não deixando de cumprir com seus deveres com os cidadãos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o comunicado traz que, mesmo que haja a intenção de economizar, isso não significaria que o seguro-desemprego estaria extinto, ele prosseguirá atendendo a necessidade do trabalhador. O objetivo é “revisar e possivelmente ajustar algumas das diretrizes do programa para torná-lo mais eficaz”.
Novas regras para receber o seguro-desemprego
Para solicitar o Seguro-Desemprego pela primeira vez é necessário que o profissional tenha exercido sua função na empresa por pelo menos 12 meses com carteira assinada. Na segunda solicitação, são obrigatórios apenas 9 meses trabalhados, e na terceira e subsequentes, no mínimo 6 meses.
Quem pode receber o seguro-desemprego?
O seguro-desemprego é destinado para empregados que acabaram sendo demitidos sem justa causa. Ele também engloba trabalhadores que foram desligado do cargo por ‘dispensa indireta’, o que significa que falta grave cometida pelo CLT.
Veja outros casos que também recebem o seguro-desemprego:
- Trabalhadores que tiveram o contrato suspenso para participar em programas de qualificação profissional oferecidos pelo empregador;
- Pescadores profissionais durante o período do defeso;
- Trabalhadores resgatados de situações análogas à escravidão.
Considerações finais
- Notícias circulam na internet alegando que o o Governo dará fim ao seguro-desemprego para reduzir os gastos;
- A informação se trata de uma fake news e portanto, o Governo afirma que nunca houve a intenção de acabar com o benefícios.
Confira mais notícias sobre o seguro-desemprego CLICANDO AQUI
Como solicitar o saque aniversário do FGTS?
De acordo com o portal ‘O Antagonista’, para receber a quantia disponível no fundo de garantia, o trabalhador necessita solicitar o saque por meio do:
- Aplicativo do FGTS;
- Site ou internet banking da Caixa Econômica Federal;
- Diretamente em uma agência bancária
- O valor do saque é depositado diretamente na conta poupança digital Caixa Tem;
- Mas existe a opção de transferência para outra conta, se assim preferir o beneficiário.
É imprescindível fazer o saque dentro do prazo. Assim, por sua vez, se estende até o último dia útil do segundo mês subsequente ao mês de aniversário.