O Bolsa Família é benefício social concedido pelo Governo Federal
Para se qualificar ao Bolsa Família, é preciso que a renda per capita não ultrapasse R$ 218 mensais por membro familiar. Além disso, a família deverá estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), mantendo os dados corretos e atualizados. Quem não se enquadra nas regras pode perder o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cadastramento pode ser feito nos postos de atendimento da assistência social dos municípios como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O responsável familiar deve apresentar o CPF ou título de eleitor para realizar o registro.
SAIBA MAIS! Governo divulga a MELHOR NOTÍCIA do dia para beneficiários do Bolsa Família
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, existe uma fila de espera e também é analisado toda a documentação, onde a garantia do benefício depende de uma série de especificações, não sendo um direito adquirido por qualquer cidadão que procure o CRAS.
Porém, uma boa notícia para quem recebe o Bolsa Família é que o mesmo agora se tornou Lei. O Diário Oficial da União publicou essa excelente notícia para os beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da Lei 14.601 que tem origem na Medida Provisória 1.164/2023 de recriação do Programa Bolsa Família pelo novo governo Lula. Agora oficialmente o programa social “passa a ser uma lei”.
A mesma foi sancionada na última terça-feira, 20 de junho de 2023. Isso significa que ela seguirá obrigatória, onde os valores do Bolsa foram garantidos pela Emenda Constitucional 126.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA CONTINUAR RECEBENDO O BENEFÍCIO?
- Realizar o acompanhamento pré-natal durante a gestação;
- Seguir o calendário nacional de vacinação;
- Acompanhar o estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- Manter a frequência escolar mínima de 60% para crianças de quatro a cinco anos e de 75% para beneficiários entre seis e 18 anos que ainda não tenham concluído a educação básica;
A rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) pode atender ou assistir as famílias beneficiárias em situação de descumprimento das relatividades a fim de ajudá-las a superar gradualmente suas vulnerabilidades.